Não é uma história muito conhecida, mas há 58 anos um francês chamado Sylver Néjad Atzamba queria fazer um filme musical chamado L'Enfant et la Sirene (O Menino e a Sereia) e, com o objetivo de lhe dar maior realismo, construíram uma cidade subaquática em miniatura que nunca usaram.
O ano era 1965 e os avanços tecnológicos que nos proporcionaram grandes experiências visuais “subaquáticas”, como o recente live action de A Pequena Sereia, eram absolutamente inimagináveis.
Porém, com vontade e grande ambição, a equipe construiu uma cidade a 30 metros de profundidade na Riviera Francesa, na qual existia uma praça principal, uma igreja, um anfiteatro e vários comércios comuns em qualquer cidade, como um salão de cabeleireiro, um supermercado e até um escritório de advocacia.
A construção da pequena cidade subaquática levou dois anos, mas quando chegou a hora de filmar o musical, a equipe percebeu as complexidades de filmar o filme debaixo d’água e o inesperado set de filmagem foi abandonado para sempre. Depois disso, a equipe liderada por Sylver Néjad Atzamba se propôs a finalizar a obra em um estúdio de animação, mas no fim das contas o projeto foi totalmente abandonado.
A cidade aquática fica a várias dezenas de metros de profundidade na costa do Cabo Antibes, na Riviera Francesa, perto do Farol La Fourmigue, e as construções subaquáticas, algumas com até um metro de altura, estavam completamente abandonadas e deterioradas até 2007, quando a comuna de Vallauris decidiu realizar um projeto de restauração que hoje é uma atração maravilhosa para mergulhadores.
No entanto, as informações sobre a cidade subaquática abandonada são muito limitadas, embora muitas fotografias possam ser encontradas na internet e diversas informações turísticas que mencionam La Fourmigue, "famosa pela sua cidade submersa" , como um dos locais de mergulho mais recomendados.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!