O que aconteceu com Saruman? Essa é a pergunta que muitos fãs de fantasia devem ter se feito na versão cinematográfica de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. O segundo maior vilão da série havia desaparecido de cena após sua derrota nos filmes anteriores. Como o ator Christopher Lee também teve que aprender da pior maneira, o diretor Peter Jackson simplesmente cortou sua cena de morte do filme. Lee ficou furioso.
Por que não há cenas com Saruman na conclusão de O Senhor dos Anéis?
"Não, por que eu deveria?", respondeu Lee, indignado, ao Guardian, quando perguntado se compareceria à estreia de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. "Estou chocado. Se eles quiserem saber o motivo [dos cortes], perguntem a Peter Jackson ou aos produtores, porque eu não sei". Ele mesmo admitiu que, naquela época, só ficou sabendo da mudança em cima da hora.
Jackson havia explicado suas razões ao blog Ain't It Cool pouco antes: originalmente, a cena da morte de Saruman havia sido planejada para o final de O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, mas foi transferida para o início da sequência devido a restrições de tempo. No final, porém, o diretor não gostou de começar o filme com o restante da história de seu antecessor. Mesmo sem a cena, que durou cerca de sete minutos no total, o filme já era muito longo e, por isso, a sequência foi vítima do corte.
Esta é a cena da morte de Saruman da Edição Estendida de O Senhor dos Anéis 3:
No entanto, a cena pode ser vista na Edição Estendida do filme. Talvez seja por isso que Christopher Lee tenha se reconciliado com Peter Jackson e retornado como Saruman em dois filmes de O Hobbit. De acordo com o Collider, antes da estreia de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, ele teria perguntado ao diretor: "Ainda estou no filme?"
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!