Assassinos da Lua das Flores está em exibição nos cinemas brasileiros, novo filme de Martin Scorsese estrelado por Leonardo DiCaprio, Robert De Niro e Lily Gladstone. Logo de cara, o que chama atenção na produção é seu título enigmático. Qual é o seu significado?
O filme de Scorsese leva o mesmo nome do livro original de David Grann: "Killers of the Flower Moon: The Osage Murders and the Birth of the FBI" (publicado no Brasil com o título de "Assassinos da Lua das Flores: Petróleo, morte e a origem do FBI").
O que significa o título Assassinos da Lua das Flores?
Nos Estados Unidos, tribos nativas americanas tinham a tradição de nomear a lua cheia, e algumas delas chamavam a lua cheia de maio de "Lua das Flores".
No filme, Ernest (Leonardo DiCaprio) lê um livro sobre a história Osage que explica o termo "lua matadora de flores". Ele faz referência a uma época de maio em que as pequenas flores que floresceram em abril murcham e são tomadas por plantas maiores.
O autor David Grann se inspirou na "Lua das Flores" para seu título e desviou de seu significado inicial para lhe dar uma conotação dramática e sombria, fazendo analogia com os assassinatos de nativos Osage em Oklahoma que ocorreram na década de 1920.
Sobre estas terras espalhou-se a sombra mortal de alguns homens brancos gananciosos, derramando o sangue de muitas vítimas da tribo Osage. Então isso nos traz de volta à história de Assassinos da Lua das Flores, adaptada por Scorsese nos cinemas.
No início do século 20, o petróleo trouxe fortuna ao povo Osage que, da noite para o dia, se tornou um dos mais ricos do mundo. A riqueza destes nativos americanos atraiu imediatamente a luxúria de brancos de má reputação que intrigaram, extorquiram e roubaram tanto dinheiro Osage quanto possível antes de recorrerem ao assassinato.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!