Minha conta
    "Vá se f*der!" Diretor de clássico de ficção científica passou 20 anos sem assistir ao próprio filme por conta de críticas
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    A recepção negativa ao filme pela crítica afetou até a bilheteria do filme.

    Parece difícil de acreditar, mas, apesar de ser uma das maiores produções de ficção científica já feitas nas últimas décadas, Blade Runner, O Caçador de Andróides não foi recebido no lançamento em 1982 com esse mesmo olhar.

    E, aparentemente, Ridley Scott não esqueceu nenhuma das críticas que o fizeram até mesmo evitar o filme por 20 anos. Em uma nova entrevista à revista britânica Total Film, o diretor relembrou os momentos controversos que viveu durante o lançamento do filme, sendo um deles com a crítica Pauline Kael.

    "Destruiu o filme em quatro páginas"

    Corbis via Getty Images

    Compartilhando sua sincera opinião sobre a produção há 42 anos, a já falecida crítica Pauline Kael realizou uma dissertação de quatro páginas sobre a produção de Scott, que afetou drasticamente o lançamento do filme. Scott nunca mais esquecerá desse momento, emoldurando até mesmo sua crítica na parede de seu escritório.

    Ela destruiu o filme em quatro páginas. Eu fiquei tão arrasado. Eu tive dificuldades para fazê-lo, e ainda assim achei que entreguei algo especial. E então tê-lo destruído... Isso realmente afetou o lançamento do filme

    Mas com seus 85 anos de idade e mais de 30 anos de carreira, Ridley Scott nunca economizou suas opiniões e comentários sarcásticos para rebater qualquer crítica sobre suas obras, e não seria diferente com Blade Runner.

    Ao relembrar a época em que esteve produzindo o filme, Scott deixou claro que, apesar de acreditar que estava fazendo uma das coisas mais especiais em sua vida, o processo da produção do filme não foi nada agradável, colocando em risco até mesmo a parte financeira do projeto ao se juntar com uma equipe que muitas vezes não aceitava sua parte criativa.

    Eu não vi Blade Runner por 20 anos. Sério. Mas eu acabei de assistir. E não é lento. A informação que vem até você é tão original e interessante, falando sobre criações biológicas e mineração fora do mundo, o que, naquela época, diziam que era bobagem. Eu digo: 'Vá se f****'

    Inocentado pelo tempo e provando o contrário de qualquer opinião negativa sobre seu trabalho, Scott deixa uma observação sobre toda a situação que o filme trouxe, apesar de realizar e confiar fielmente que está segurando e criando algo ótimo nas mãos, não quer dizer que as pessoas à sua volta verão o mesmo.

    Blade Runner é uma adaptação do livro de Philip K. Dick, Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? Com parceria de Hampton Fancher no roteiro e estrelado por Harrison Ford. Está disponível na Prime Video.

    Blade Runner, o Caçador de Andróides
    Blade Runner, o Caçador de Andróides
    Data de lançamento 26 de julho de 1982 | 1h 57min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young
    Usuários
    4,3
    Assista agora em Max

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top