Awareness - A Realidade É Uma Ilusão chegou recentemente no Prime Video, ambicioso novo filme de ficção científica espanhol que fará você questionar seus conceitos sobre realidade e ilusão. Em entrevista ao AdoroCinema, o diretor Daniel Benmayor e os atores Carlos Scholz, Maria Pedraza e Pedro Alonso falaram sobre a produção.
Ian (Carlos Scholz) é um adolescente rebelde que vive com o pai à margem da sociedade. Eles sobrevivem de pequenos golpes graças à incrível habilidade de Ian de projetar ilusões visuais na mente dos outros. Depois de perder o controle de seus poderes em público, duas facções em guerra começam a caçá-lo. Em sua fuga, Ian terá que decidir de que lado lutará nesta guerra da qual foi forçado a participar.
Awareness fala sobre o poder da ilusão em nossa realidade e o diretor Daniel Benmayor revelou qual era sua ideia por trás da temática. "A ideia de manipulação é bastante forte neste filme. Quero dizer, estamos todos expostos a diferentes tipos de interferência da mídia de muitos lugares diferentes e é importante que você encontre sua própria voz em meio a tudo isso que está exposto... Esse é um conceito bastante interessante de se falar e que basicamente se relaciona muito com o que está acontecendo hoje em dia com tudo".
Awareness é um filme de ficção científica que brinca com realidade e ilusão
Desta forma, fica claro que se trata de um filme com conceitos ambiciosos de ficção científica, que brinca bastante com realidade e ilusão em sua narrativa.
"Sua realidade é uma questão de perspectiva, do seu ponto de vista e há vários pontos de vista no filme que precisam ser explorados para que você, espectador, tenha uma compreensão de qual lado deve ficar", acrescenta Benmayor sobre Awareness.
"Acredito que a ficção é o meio pelo qual mostramos coisas que não acontecem na realidade, então permite fazer tudo, criar qualquer tipo de personagem e situação", disse Carlos Scholz, que interpreta Ian. "É bom que eles nos façam pensar um pouco e não nos deem tudo tão mastigado. Um roteiro tão complexo para tentar decifrar e ficar muito imerso e concentrado na história", acrescenta Maria Pedraza, que interpreta Esther.
Em meio a um filme com poderes de ficção científica e muitas cenas de ação, Pedro Alonso, que ficou conhecido pelo papel de Berlin em La Casa de Papel, teve uma função diferente dos demais atores ao interpretar Vincente. "Eu sou o pai [de Ian] e a conexão com o coração. No meio desse artefato de ação, às vezes é um perigo possível que você perca a temperatura em um filme se você tiver tantas entradas de informações com uma ação de três camadas, pessoas lutando, então eu sou o lubrificante para sentir a conexão, e com os sentimentos do início do filme. Esse é o meu papel no mecanismo".
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!