Em 1992, Aaron Sorkin escreveu seu primeiro roteiro para o cinema. O documento era uma adaptação de uma peça produzida - por ele mesmo - na Broadway, baseada em uma história verídica que lhe foi contada por sua irmã, uma advogada militar.
Na trama, acompanhamos a história de dois advogados militares que são enviados a uma base norte-americana, em Guantánamo, para elucidar as circunstâncias da morte de um fuzileiro naval, que faleceu após ser atacado em seu quarto por dois colegas.
Diante do muro de silêncio dos oficiais, resta apenas uma solução: convocar para comparecer ao banco das testemunhas o próprio responsável pela base, coronel Nathan Jessup - um homem autoritário, arrogante e cheio de si; a quem todos obedecem.
Ao ouvir falar do enredo, Alan Horn, futuro presidente da Warner, logo ficou interessado, planejando uma produção cinematográfica que seria dirigida por Rob Reiner, cineasta conhecido por obras como Louca Obsessão, Harry e Sally - Feitos um para o Outro e A Princesa Prometida.
Desta forma, o mundo viu nascer na década de 1990, Questão de Honra, um drama lotado de diálogos marcantes e que alcançaria o status de cult. Com um elenco ainda mais notável, nomes como Tom Cruise, Kevin Bacon e Demi Moore estão presentes, com Jack Nicholson deixando sua raiva fluir através do coronel Jessup.
Vale ressaltar que através de uma atuação de meros 15 minutos e 43 segundos de tela, Nicholson recebeu indicações ao Oscar e também ao Globo de Ouro em 1993, concorrendo ao posto de Melhor Ator Coadjuvante.
Para quem quiser conferir o filme, A Few Good Men (no original) está disponível na HBO Max e também no Prime Video.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!