Não há como negar que Julianne Moore é uma das maiores atrizes de sua geração. Ao longo de sua carreira, ela montou uma filmografia variada e bem elaborada. E, embora todos concordem que ela é uma atriz excepcional, foi somente em 2015, com o filme Para Sempre Alice, que ela finalmente recebeu o Oscar de Melhor Atriz.
Nesse filme de Wash Westmoreland e Richard Glatzer, ela interpreta Alice Howland, professora de linguística da Universidade de Colúmbia. Ela é casada com John (Alec Baldwin), um médico pesquisador, e é mãe de Lydia (Kristen Stewart), Anna (Kate Bosworth) e Tom (Hunter Parrish). A Dra. Howland é uma mulher que se orgulha de seu domínio da linguagem, e sua capacidade de abraçar grandes ideias lhe rendeu grande sucesso no mundo acadêmico.
Ela não espera se deparar com algo que irá destruir sua paixão e destruí-la aos poucos. Alice está se aproximando de seu aniversário de 50 anos e já estamos começando a ter um vislumbre do que vai vivenciar em um futuro muito próximo.
Ela esquece os nomes dos filhos, não consegue mais, pelo menos momentaneamente, soletrar as palavras mais simples e familiares e, em uma cena particularmente assombrosa e reveladora, se vê completamente perdida enquanto realiza uma tarefa familiar e repetida com frequência.
Para Sempre Alice não é o tipo de filme que você gostaria de ver espontaneamente, mas é o tipo de filme que você precisa ver, justamente por causa de seu tema. Alice sofre de uma forma rara da Doença de Alzheimer, e em um estágio inicial.
Ele não é um filme de direção e não se destaca por seu estilo. Ele deixa sua marca no espectador por meio do desempenho incrivelmente preciso de Julianne Moore. O que importa é a sucessão, o acúmulo de momentos pungentes: uma corrida em que ela está desorientada, um jogo de palavras cruzadas... tantos momentos comuns que ilustram a devastação que a doença de Alzheimer representa.
E talvez nenhuma cena seja mais importante, ou reflita melhor a incrível atuação de Julianne Moore, do que aquela em que Alice descobre um arquivo de vídeo em seu laptop. Essa cena, que coloca uma Alice descompensada frente a frente com uma Alice recém-diagnosticada, é o ponto alto de uma carreira impecável.
Para Sempre Alice está disponível na HBO Max.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!