Se você gosta de cinema, provavelmente já viu ou ouviu falar de Donnie Darko, que está disponível no Amazon Prime Video. Esse filme de 2001, dirigido por Richard Kelly, é estrelado por um jovem de 16 anos inteligente e introvertido dos anos 1980 chamado Donnie, que tem uma estranha amizade com um coelho gigante chamado Frank, que só ele pode ouvir e ver.
Certa noite, a voz de seu amigo imaginário o acorda e diz para ele segui-lo, levando-o milagrosamente a sobreviver a um acidente que deveria ter acontecido em seu quarto, matando-o instantaneamente.
Em seguida, Frank lhe diz que o mundo acabará exatamente em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. Assim, Donnie obedece a seu estranho amigo e passa a causar problemas em Middlesex para evitar o apocalipse.
Esse é o filme que revelou ao público os talentos de Jake Gyllenhaal (Zodíaco, Homem-Aranha: Longe de Casa) no papel principal, quando ele tinha 19 anos. Em Donnie Darko, ele tem a companhia de sua irmã, Maggie Gyllenhaal, também atriz, que interpreta a irmã de seu personagem. Ele também é acompanhado por Jena Malone, Drew Barrymore e Noah Wyle.
Infelizmente, o filme foi um grande fracasso quando foi lançado no início dos anos 2000, arrecadando cerca de 7 milhões de dólares na bilheteria mundial. Ele não causou muito impacto na época e era difícil imaginar que se tornaria um sucesso cult no futuro.
Donnie Darko, o grande fracasso desse filme cult
Por que um filme tão cult hoje como Donnie Darko foi um fracasso tão grande quando foi lançado? A resposta é seu roteiro. Esse filme é inclassificável, sendo uma pura mistura de diferentes gêneros, como ficção científica, drama e até mesmo terror com sua atmosfera única. No entanto, Christopher Nolan deu ao filme uma grande ajuda para que ele se tornasse o sucesso que merecia.
Donnie Darko foi exibido no Festival Sundance de Cinema ao mesmo tempo que Amnésia, do diretor britânico. Ele agradou especialmente Emma Thomas, futura esposa e produtora de Nolan, que enviou o filme a um amigo que dirigia a produtora Newmarket Films, responsável por produzir e distribuir Amnésia e Segundas Intenções. Como ninguém estava interessado em distribuir o longa-metragem, essa empresa cuidou disso.
Ao contrário de Amnésia, que foi um grande sucesso de bilheteria, a Newmarket Films não sabia como vender Donnie Darko. Emma Thomas e Christopher Nolan tiveram que insistir durante uma exibição com os executivos da empresa para reconsiderar o futuro deste longa-metragem, declarando que Donnie Darko precisava absolutamente ver a luz do dia.
E assim, graças a eles, o filme foi lançado para a indiferença geral dos espectadores – para depois se tornar extremamente cult. Uma versão do diretor foi lançada em 2019, respondendo a muitas das perguntas do público sobre o roteiro com seus 20 minutos extras. No Brasil, Donnie Darko está disponível no Prime Video.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!