Michael Gambon, ator conhecido por dar vida ao segundo Alvo Dumbledore na franquia Harry Potter, morreu na manhã desta quinta-feira (28), aos 82 anos, após um ataque de pneumonia.
“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon”, colocou sua família através de um comunicado. “Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama. Pedimos que respeitem nossa privacidade nesse momento dolorido e agradecemos suas mensagens de apoio e amor.”
Durante a vasta carreira, Gambon trabalhou em mais de 150 produções de TV e cinema, destacando-se em papéis como o Rei George V, em O Discurso do Rei; Sir William McCordle, em Assassinato em Gosford Park; Albert Spica, em O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante; Thomas Sandefur, em O Informante e, é claro, o diretor de Hogwarts em seis filmes da franquia Harry Potter.
Nas redes sociais, as homenagens são diversas. O comediante David Baddiel afirmou que a primeira vez que presenciou o “teatro com T maiúsculo” foi por conta de Gambon e seu trabalho na peça "A Vida de Galileu". Já Peter Egan, estrela de Mr. Bean - O Filme, estabeleceu estar “profundamente triste” com o óbito, descrevendo Michael como “um dos homens mais engraçados do planeta”. Fãs também se manifestaram. Confira abaixo:
Ganhador de quatro BAFTAs, premiação conhecida popularmente como o "Oscar britânico", Gambon foi dono de uma vida reservada, deixando para trás duas parceiras, Anne Miller e Philippa Hart, e três filhos: Fergus, Michael e William.