“Por que é que os espanhóis querem roubar o próprio banco o tempo todo?”, brincou o ator Sam Riley em entrevista durante visita à Espanha em 2021, para divulgar o novo filme de Jaume Balagueró, Assalto ao Banco da Espanha.
O comentário divertido do intérprete, um dos protagonistas do longa ao lado do popular Freddie Highmore - inconfundível por seus papéis em The Good Doctor e Bates Motel -, acabou qualificando as explicações do diretor espanhol, ciente das semelhanças que poderiam existir entre seu novo filme e a série de sucesso La Casa de Papel, que justamente naquela época enfrentava sua reta final.
Tal como a famosa série que triunfou mundialmente com a sua chegada ao catálogo da Netflix, o enredo do filme gira em torno de um assalto ao cofre do Banco de Espanha, um lugar absolutamente inexpugnável, para o qual não existem informações sobre como acessar seu interior. Porém, aí, nesse fascínio pela lenda, terminam as semelhanças entre os dois títulos.
“Quando nos contaram foi um choque”, disse Jaume Balagueró na citada entrevista ao Espinof. “Descobrimos que eles estavam prestes a começar a filmar mais uma temporada um mês depois de filmarmos. Tínhamos um roteiro tão fechado e aprovado, que não podíamos fazer mudanças em quatro semanas: atores, empresas... não havia possibilidade de movimentação".
No entanto, apesar do “susto” inicial, depois de verem a série, deram um suspiro de alívio: “Quando vi foi um alívio porque o tipo de história é diferente, há motivações diferentes e tudo o que tem a ver com o cofre foi abordado de duas maneiras totalmente diferentes".
“Como filmamos há dois anos, acho que ainda não tinha sido lançado”, acrescentou Freddie Highmore na mesma entrevista.
Em Assalto ao Banco da Espanha, o jovem e brilhante engenheiro Thom Johnson (Freddie Highmore) é recrutado para descobrir o segredo de acesso ao interior do cofre do Banco de Espanha. O seu objetivo não é tanto o dinheiro em si, mas um determinado tesouro, que ficará dentro da câmara por apenas 10 dias.
Assim, o tempo é limitado para executar o seu plano, que envolve descobrir como acessá-lo e executar o assalto. O dia escolhido? A noite da final da Copa do Mundo na África do Sul, em que a Seleção Espanhola conquistou o tão esperado troféu.
“Essa lenda que existe em torno do Banco de Espanha, especialmente do cofre, foi o que inspirou toda esta história. Ninguém sabe muito bem como funciona esse sistema de segurança”, disse Jaume Balagueró em entrevista ao SensaCine.
“Sabe-se que tem a ver com tecnologias do passado. Não existem coisas modernas como lasers, sensores de temperatura ou de movimento, tem a ver com algo mais antigo, tem a ver com água", acrescentou.
O filme não foi um grande sucesso nos cinemas, mas é um thriller muito divertido, com um elenco impecável que, além de Highmore, inclui Luis Tosar, Liam Cunningham, Astrid Bergès-Frisbey, Sam Riley e Jose Coronado.