Minha conta
    No streaming: Esta obra-prima da ficção científica só existe por causa de Harry Potter, que mudou a opinião dos produtores
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Devemos este marco ao sucesso de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban!

    Filhos da Esperança, de Alfonso Cuarón (Gravidade) é um dos melhores filmes de ficção científica dos últimos 20 anos. Tem status de cult e é considerado uma obra-prima ousada sobre uma distopia muito realista. Children of Men, no original, foi lançado em 2006 e a história por trás dele é quase tão emocionante quanto o próprio filme.

    Em uma lembrança detalhada de Filhos da Esperança, os envolvidos explicam por que Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban salvou o filme.

    Filhos da Esperança: "muito violento para ser filmado"?

    Filhos da Esperança é apenas vagamente baseado no romance homônimo de P. D. James: Num futuro próximo, haverá um caos porque nenhuma criança nasceu em 18 anos e a Inglaterra é um dos últimos países com um governo em funcionamento. O ex-ativista Theo (no livro, professor de Oxford), interpretado por Clive Owen, recebe uma missão da qual depende o futuro da humanidade.

    Universal Pictures

    Quando o roteiro foi apresentado ao talentoso diretor Alfonso Cuarón, ele se recusou a ler o livro. Ele achou a abordagem interessante, mas queria escrever sua própria versão dela. A dupla de produtores Eric Newman e Marc Abraham (O Preço do Amanhã) deu-lhe luz verde para isso.

    No entanto, o estúdio financiador, Universal. viu muito risco na versão de Cuarón, lembra Abraham: "Estamos falando de um filme muito violento, obviamente muito artístico, que não seria barato e tem uma postura política".

    Embora não tenha havido um cancelamento claro, a versão de Filhos da Esperança de Cuarón ficou suspensa indefinidamente. Foi exatamente quando a Warner Bros. bateu à sua porta para Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Eles estavam entusiasmados com seu filme anterior E Sua Mãe Também.

    "Acabou. Ninguém nunca volta de uma franquia", pensou o produtor Newman na época e tinha certeza de que Filhos da Esperança de Cuarón era história.

    Harry Potter 3 mudou a opinião do estúdio - mesmo sem entender Filhos da Esperança

    Alfonso Cuarón não seria Alfonso Cuarón se desistisse facilmente. Na verdade, enquanto filmava Harry Potter, ele não parava de pensar em Filhos da Esperança. Especialmente quando ele vagou pelas “partes não tão agradáveis de Londres”, onde tanto Harry Potter 3 quanto mais tarde Filhos da Esperança foram filmados.

    Tendo mais tempo para si mesmo do que pensava inicialmente durante as filmagens de Harry Potter, Cuarón começou a pesquisar sua ideia de ficção científica: "Li o máximo que pude, conversei com as pessoas, tirei fotos".

    Quando seu trabalho em Harry Potter foi concluído e o filme entrou em pós-produção, a primeira tentativa de Cuarón ao telefone foi: “Eu quero fazer Filhos da Esperança”, foram as palavras mágicas para o produtor Newman. Ele ainda estava apaixonado pelo projeto e o estúdio de repente se dispôs a dar uma chance a Cuarón.

    Com Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, o célebre diretor provou que pode fazer filmes de gênero realmente fortes, voltados para um público amplo. O estúdio financeiro da Universal finalmente confiou em seu talento. O próprio Cuarón lembra que o responsável lhe disse para seguir em frente, mesmo que a produtora não entendesse a ideia.

    Cuarón então trouxe seu amigo e parceiro de cinema de longa data Emmanuel Lubezki a bordo para as icônicas filmagens de Filhos da Esperança e o resto é história. Obrigado, Harry Potter!

    Filhos da Esperança
    Filhos da Esperança
    Data de lançamento 8 de dezembro de 2006 | 1h 50min
    Criador(es): Alfonso Cuarón
    Com Clive Owen, Clare-Hope Ashitey, Julianne Moore
    Usuários
    4,0
    alugar ou comprar

    Filhos da Esperança está disponível no catálogo da Amazon Prime Video.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top