Já se passaram 6 anos desde que a adaptação de It - A Coisa, dirigida por Andy Muschietti, chegou aos cinemas e conquistou as bilheterias, e dois anos depois foi feito um Capítulo 2 que triunfou mais uma vez com uma história que ocorreu 27 anos depois, o confronto definitivo do Clube dos Perdedores contra o palhaço Pennywise.
Mas é o primeiro capítulo que nos interessa agora, e isso se deve a uma cena do livro de Stephen King que não foi incluída no filme. A verdade é que a controvérsia acompanhou a orgia que King incluiu no romance logo após as crianças derrotarem o monstro, presas nos túneis de esgoto.
É então que Beverly propõe que todos eles façam sexo com ela como um ato necessário para se reunirem e encontrarem a saída. "Coloque sua coisa dentro de mim", ela chega a dizer para os garotos.
O escritor não se esquivou de descrever em detalhes o que acontece durante esse momento chocante, e isso certamente funciona dentro do contexto do romance. No entanto, nem a minissérie de 1990 nem o filme estimado lançado em 2018 ousaram incluí-lo, e acho que eles acertaram.
O que Stephen King diz sobre o assunto?
Ao longo dos anos, King foi questionado várias vezes sobre a necessidade de incluir algo assim (foi uma decisão polêmica na época, mas agora seria inimaginável e o escritor nunca se esquivou de comentar o assunto.
"Eu realmente não pensei no aspecto sexual da situação (...) Intuitivamente, os 'perdedores' sabiam que tinham que ficar juntos novamente. O ato sexual conecta a infância com a idade adulta. É outra versão do túnel de vidro que conecta o conhecimento das crianças com o dos adultos. Os tempos mudaram desde que escrevi essa cena e agora há mais sensibilidade para essas ideias".
Mais recentemente, quando Stephen King disse não estar envolvido com a nova adaptação, voltou a falar sobre o assunto em entrevista à Vulture:
Gostaria de acrescentar que é fascinante o fato de haver muito mais comentários sobre uma simples cena de sexo e tão pouco sobre os vários assassinatos de crianças. Isso deve significar alguma coisa, mas não tenho certeza do quê
O encontro sexual é chocante para a grande maioria dos leitores, mas é um ato que reforça ainda mais a necessidade de retornar a Derry quando Pennywise voltar. É verdade que um pacto de sangue parece muito importante, mas não podemos esquecer de que os adultos não sabem da existência dessa criatura horrível e que, em condições normais, eles mesmos provavelmente esqueceriam o que aconteceu.
No streaming: O filme de terror com um final traumático e que é uma das melhores adaptações de Stephen KingEntretanto, os problemas de Stephen King com abuso de substâncias na época também não devem ser ignorados, pois uma coisa é o que ele estava tentando alcançar e outra é o sentimento que ele realmente transmite ao leitor.
Nesse caso, ele está constantemente em uma corda bamba e foi um pouco exagerado em suas descrições, mas existe um argumento sobre ser uma ação essencial dentro da mitologia (afinal, eles poderiam muito bem já ter começado o processo de esquecer o Pennywise quando isso acontece).
It - A Coisa está disponível no HBO Max e Amazon Prime Video.