Chega aos cinemas nesta semana, a quarta parcela da franquia de Sylvester Stallone, Os Mercenários 4, nove anos após a última sequência. Será que tanta espera valeu a pena? Se você quer relembrar os três filmes anteriores, antes de ir à sala de cinema, preparamos uma lista com todas as nossas críticas da franquia.
Os Mercenários (2010) - Nota 5/5
Para o crítico Roberto Cunha, Os Mercenários (2010) mereceu nota máxima. No AdoroCinema, o primeiro filme da franquia ostenta uma nota 5/5. Segundo Roberto: "Para a turma que gosta de ação, o filme é uma porrada já na cena inicial [...] são muitas, deliciosamente exageradas e com coreografias criativas, misturando golpes, tiros e facas" Além de rasgar elogios, o crítico afirmou que o longa tinha fôlego para uma continuação. O que acabou se tornando uma previsão certeira (leia a crítica completa aqui).
Os Mercenários 2 (2012) - Nota 3,5/5
Já para o crítico Lucas Salgado, em 2012, Os Mercenários 2 garantiu um 3,5/5. Segundo Lucas: "Não dá para dizer que Os Mercenários 2 é um grande filme. Se você não tem nenhuma ligação de nostalgia com os astros ou se nunca gostou das ações dos anos 80, não tem nada que ver este longa. Mas se, pelo contrário, cresceu vendo obras Stallone Cobra, Duro de Matar e O Grande Dragão Branco, será difícil não se empolgar" (leia a crítica completa aqui).
Os Mercenários 3 (2014) - Nota 3,5/5
Os Mercenários 3 repete a nota 3,5/5 do filme anterior, dessa vez avaliado pelo crítico Francisco Russo. Mas o crítico, de certa forma, discorda de seus colegas: "Melhor que o original, mas inferior a Os Mercenários 2, esta nova continuação segue apostando firme no ineditismo do encontro nas telas de certos atores [...] No fim das contas, trata-se de um filme que entretém" (leia a crítica completa aqui).
E Os Mercenários 4?
Divulgado como o mais violento da franquia até agora, o filme encerra a participação de Stallone como o personagem Barney Ross. Se o filme supera seus antecessores (mesmo observando que a tendência da franquia foi, na verdade, de perder força ao longo dos anos), você pode conferir nos cinemas, a partir de 21 de setembro.
Vale dizer que os três primeiros longas da franquia (disponíveis no streaming) exibem uma média 4/5 entre o público do AdoroCinema, e você também pode avaliar todos os filmes em nosso site.