Quando Blade Runner foi lançado em 1982, o mundo do cinema ainda não estava preparado para o épico visionário de ficção científica de Ridley Scott. No início, o filme foi desprezado pelo público antes de se tornar um filme cult. Nesse meio tempo, o consenso é que Blade Runner é um dos melhores filmes de ficção científica do cinema.
Durante anos, Hollywood tentou tirar mais proveito da história distópica em torno de Rick Deckard, o Blade Runner. Até mesmo Scott esteve envolvido no desenvolvimento de vários projetos. No início dos anos 2000, ele pensou em uma sequência com o título provisório Metropolis e, no final dos anos 2000, tinha em mente uma websérie.
Sequência de ficção científica: Blade Runner 2049 pode realmente competir com o grandioso original
Agora sabemos que nenhum desses projetos se concretizou. Em vez disso, a sequência Blade Runner 2049 tomou forma na década de 2010. Enquanto Scott decidiu assumir a cadeira de diretor em Alien: Covenant, Denis Villeneuve (Duna) assumiu a tarefa quase impossível de continuar o clássico Blade Runner.
Como dar sequência a um filme tão marcante e cheio de momentos icônicos depois de mais de três décadas? Com Blade Runner 2049, Villeneuve criou uma sequência extraordinária que não apenas apela à nostalgia, mas conta sua própria história que desenvolve o universo de Blade Runner.
Mudança “dolorosa” para Duna: Esta é a cena deletada que partiu o coração do diretor Denis VilleneuveÉ claro que a cinematografia do mundo cyberpunk chuvoso é imperdível. No entanto, Blade Runner 2049 é mais do que uma recriação pouco inventiva do original. Em vez disso, Villeneuve envia Ryan Gosling (Barbie) como o novo protagonista para conferir o mito do antecessor antes de conhecê-lo pessoalmente: Harrison Ford.
Obra-prima de ficção científica: Onde assistir Blade Runner 2049?
Blade Runner 2049 está disponível para streaming na Netflix. Além disso, o filme também se encontra disponível para aluguel ou compra digital em serviços como Amazon, Apple TV+, Google Play e Microsoft.