Minha conta
    Dia Nacional do Teatro: 3 curiosidades sobre Eles Não Usam Black Tie para amar ainda mais este clássico brasileiro
    Debora Tavares
    Debora Tavares
    Jornalista, da periferia, criada a base de novelas mexicanas e apaixonada por cultura popular. Adoro cinema, mas troco a pipoca amanteigada por um biscoito amarelo duvidoso para me acompanhar na sessão.

    Um dos filmes de maior prestígio do cinema brasileiro veio de uma peça teatral; veja algumas curiosidades no Dia Nacional do Teatro, comemorado em 19 de setembro.

    Nesta terça-feira (19/09), comemora-se o Dia Nacional do Teatro! A data escolhida para celebração da quinta arte nos palcos foi criada em 2017 e provoca várias discussões sobre a importância do teatro para a cultura! E, pensando nisso, é impossível não lembrar alguns grandes títulos que marcam a produção teatral brasileira - que também influenciou nas telas.

    Um clássico que teve sua origem no palco antes de ir para os cinemas foi Eles Não Usam Black Tie, considerado o quarto melhor filme brasileiro pela Abraccine. Mas antes de virar referência no mundo, a história começou no Teatro de Arena no verão de 1958.

    Aproveite a data para saber mais sobre a peça de Gianfrancesco Guarnieri. Confira, na matéria a seguir, 3 curiosidades sobre Eles Não Usam Black Tie destacadas pelo AdoroCinema!

    #1 A cena do feijão foi improvisada por Fernanda Montenegro

    Ancine

    No filme, Romana (Fernanda Montenegro) e Otávio (Gianfrancesco Guarnieri) enfrentam dois lutos simultaneamente: a perda de um amigo e a partida do filho Tião, que é expulso de casa por seu pai por não aderir à greve. Além do silêncio que toma conta da cena, o único som a ser ouvido é o barulho dos grãos de feijão separados pela atriz.

    Em entrevista ao Canal Curta!, Fernanda Montenegro contou que a cena, um dos pontos altos do filme, foi trabalhada no improviso e de acordo com o que a atriz sentia no momento.

    #2 Milton Gonçalves fez o mesmo papel no teatro e cinema

    Ancine

    Alguns nomes do elenco da peça original de 1958, como o próprio Gianfrancesco Guarnieri, também participaram do filme. O ator Milton Gonçalves, no entanto, foi o único que interpretou o mesmo personagem, o ativista Santo Dias.

    #3 A peça foi um divisor de águas na cultura de São Paulo

    Registro fotográfico Hejo

    Eles Não Usam Black Tie foi a peça que impulsionou a valorização de autores brasileiros na cena cultural de São Paulo. O espetáculo teve sua estréea no Teatro de Arena em 1958, quando o teatro passava por uma crise financeira. A solução temporária era investir na montagem de peças de autores da casa, como Guarnieri.

    Dica extra: Livro Eles Não Usam Black Tie, Gianfrancesco Guarnieri

    Amazon

    Numa favela carioca nos anos 1950, uma empresa de grande porte entra em greve. Otávio e Tião, pai e filho, ambos funcionários da empresa, precisam lidar com os conflitos causados por suas diferenças morais e ideológicas frente a situação. Encontre na Amazon por R$ 43,92.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Protagonista de comédia romântica do Prime Video tem sangue azul de verdade e conexão com princesa dos desenhos animados
    • Livros de Agatha Christie: Você vai virar um verdadeiro detetive Poirot com estas 4 histórias incríveis
    • O Livro de Boba Fett: Produtos irados na Amazon para os fãs do personagem
    Back to Top