Assim como diversos filmes live-actions, as animações são plurais em suas formas de contar histórias. Aliás, uma vez bem utilizada, a linguagem é rica em apresentar coisas um tanto difíceis para os filmes "regulares". Um dos longas que se beneficia do formato é O Rei Leão, de 1994.
Além de apresentar uma ambientação africana de maneira vibrante e colorida, há também elementos quase escondidos que deixam a trama de Simba e Mufasa mais sombria do que já é. Uma das teorias relacionadas ao filme se conecta aos capangas de Scar, as hienas Shenzi e Banzai.
Se você pausar O Rei Leão neste exato minuto, verá um detalhe impróprio para menores que não deveria estar aliBanidas do reino, elas se exilam no cemitério de elefantes onde a luz não chega. Como elas estão longe dos demais, lá existem apenas outros animais da mesma espécie. A partir deste lugar inóspito, fãs teorizaram por muitos anos o que elas faziam para sobreviver neste lugar tão difícil - e a ideia não é nada agradável.
A resposta veio anos depois, mas chegou em outro formato. Na publicação Disney Villains, a obscura teoria da audiência foi confirmada. Na história em quadrinhos, Simba acabou de nascer e Scar está planejando matar o rei para tomar posse do reino. Ao encontrar dois abutres em determinado dia, os animais dão uma interessante ideia para o vilão: criar um exército para combater o irmão.
Esse detalhe de O Rei Leão vai arruinar a sua infância: uma vez que você percebe, nunca mais esqueceAo ir de encontro das hienas, ele conhece a Rainha dos Comedores de Ossos (Queen os the None Eaters), no momento em que Shenzi é enviada para o sacrifício. Ao ser atacada por outros animais da própria espécie, a rainha afirma que ela "comeu até se fartar em banquetes como estes. Agora é a sua vez de ser o banquete." Dessa forma, a Disney confirma que as hienas comiam a si mesmas para sobreviver, ou seja, elas praticavam canibalismo.
Posteriormente, quando Simba conquista o trono do pai e o reino de volta, Scar acaba cumprindo a sua promessa às hienas, de que elas teriam alimento, mas a refeição da ocasião acabou por ser ele mesmo.
O Rei Leão está disponível no catálogo do Disney+.