Minha conta
    Festival de Toronto 2023: Quem é Carolina Markowicz, a homenageada brasileira que fez história no evento?
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Diretora de Pedágio, cineasta foi a primeira brasileira a ganhar importante prêmio internacional.

    Divulgação

    É uma alegria muito grande ver o Brasil ganhando cada vez mais espaço no mundo, principalmente no campo das artes. Presente entre os principais lançamentos cinematográficos do ano, Carolina Markowicz é a diretora responsável por Pedágio, longa que presente na lista de finalistas para representar o Brasil na corrida por uma indicação ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional.

    Descrito como “um drama permeado por humor ácido”, o filme acompanha Suellen, uma cobradora de pedágio que percebe a oportunidade de usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima 'cura gay' ministrada por um famoso pastor estrangeiro.

    “Medo de não conseguir”: Kleber Mendonça Filho é personagem e diretor em Retratos Fantasmas, filme que pode levar o Brasil ao Oscar (Entrevista exclusiva)

    Com curtas-metragens como Edifício Tatuapé Mahal, Long Distance Relationship e O Órfão, a paulistana teve seus projetos exibidos em cerca de 300 festivais, como Cannes, Locarno, SXSW e AFI, os quais conquistaram mais de 80 prêmios.

    No ano passado, ela lançou Carvão, seu primeiro longa-metragem. A narrativa conquistou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria Primeira Direção. Já com seu segundo projeto deste porte, Pedágio, a realizadora recebeu o Tribute Awards, durante o Festival de Toronto, no último domingo (10).

    Sendo a primeira brasileira da história a receber o troféu, na categoria Emerging Talent, Carolina foi homenageada ao lado de nomes como Pedro Almodóvar (Jeff Skoll Award in Impact Media), Spike Lee (TIFF Ebert Director Award), Patricia Arquette (Groundbreaker Award) e Vicky Krieps (Performer Award).

    No Festival de Gramado, Matheus Nachtergaele explica por que topou continuação de O Auto da Compadecida (Entrevista exclusiva)

    “Se você nunca assistiu a um filme escrito e dirigido por Carolina Markowicz, esteja preparado. Eles são diferentes de tudo que você já viu”, disse Cameron Bailey, CEO do Festival de Toronto, ao apresentar a diretora na cerimônia de premiação. “‘Destemida’ é uma palavra que é muito usada hoje em dia. Mas Carolina é o verdadeiro negócio. Ela é destemida em seu compromisso de contar histórias queer, foi a primeira cineasta brasileira a ganhar a Palma Queer em Cannes.”

    Ele continua: “Carolina também tem carinho pelo forasteiro. Seus protagonistas são pessoas que não se enquadram nos papéis que lhes foram atribuídos. Ela entende como a pressão para se adaptar pode levar as pessoas a fazerem coisas horríveis”, destacou o executivo. “Mas graças ao seu humor, inteligência e olhar artístico, nunca pensamos em desviar o olhar.”

    “Esse festival é o que mais me apoia como cineasta, o que mais apoia a minha voz e as minhas histórias. É uma grande honra que o Festival de Toronto me encoraje em filmes provocativos e ousados. É incrível estar entre alguns dos artistas que me inspiraram e me fizeram querer fazer cinema, como Spike Lee e Almodóvar. Não tenho palavras para expressar a quão feliz e honrada estou esta noite”, discursou Carolina ao receber o troféu.

    Pedágio
    Pedágio
    Criador(es): Carolina Markowicz
    Com Maeve Jinkings, Thomas Aquino, Kauan Alvarenga
    Data de lançamento 30 de novembro de 2023
    Assista agora em Globoplay

    Com Maeve Jinkings, Kauan Alvarenga, Thomás Aquino, Aline Marta Maia e Isac Graça no elenco, Pedágio chega em breve aos cinemas brasileiros.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top