Após compor o elenco de produções como Ava, Cenas de um Casamento, O Enfermeiro da Noite e Os Olhos de Tammy Faye, Jessica Chastain está de volta para um novo filme. Estamos falando de Memory, drama dirigido por Michel Franco (Depois de Lúcia) e que promete emocionar. O longa-metragem estreou no Festival de Veneza nesta sexta-feira (8) e foi aplaudido de pé durante oito minutos.
Dirigido e escrito por Franco, o filme também é estrelado por Peter Sarsgaard e Elsie Fisher. Memory acompanha Sylvia (Chastain), uma assistente social que leva uma vida simples e estruturada, até que conhece Saul (Sarsgaard) e se apaixona. Porém, enquanto tentam desenvolver o relacionamento, eles também precisam lidar com questões profundas, como trauma, demência, memória, identidade e confiança.
Memory obteve um acordo provisório do sindicato de atores e, por isso, os protagonistas puderam aparecer no tapete vermelho para promover o filme. Em conferência de imprensa, Jessica Chastain afirmou estar apreensiva por comparecer ao festival em meio à greve em Hollywood. "[Os atores] muitas vezes são obrigados a ficar calados para proteger futuras oportunidades de trabalho".
Estou aqui porque a SAG-AFTRA deixou explicitamente claro que a forma de apoiar a greve é publicar nas redes sociais, fazer piquetes e trabalhar e apoiar projetos de acordos provisórios. É o que o nosso conselho nacional, o comitê de negociação e a nossa liderança eleita nos pediram para fazer.
O filme, que ainda está em busca de distribuidores nos Estados Unidos, recebeu boas críticas, abrindo com 83% de aprovação no Rotten Tomatoes. O crítico de cinema da Variety, Peter Debruge, classificou Jessica Chastain como "inesquecível", acrescentando: "Chastain fez muito mais filmes vencedores de prêmios do que este, mas ela nunca pareceu mais vulnerável na tela — tanto como personagem quanto como artista disposta a enfrentar o que, certamente, será um caráter divisivo."
Já o especialista David Rooney, do The Hollywood Reporter, elogiou Michel Franco por ser manter tão fiel à sua essência, mesmo entregando um trabalho mais afastado de sua filmografia. Ele também mencionou a performance de Jessica Chastain e Peter Sarsgaard, afirmando que eles foram "dois protagonistas fascinantes que não se contiveram".
No Brasil, o filme ainda não tem previsão de lançamento.