O cineasta chileno Pablo Larraín já causou sensação com várias obras brilhantemente dirigidas e escritas e, portanto, multipremiadas, como O Clube, No ou Ema. Mas ele atraiu mais atenção por suas belas cinebiografias habilmente ficcionais de pessoas mundialmente famosas. Estamos falando de Neruda sobre o genial escritor Pablo Neruda, Jackie sobre a viúva do presidente dos EUA John F. Kennedy e, mais recentemente, Spencer sobre a princesa Diana.
Seu último trabalho é O Conde, uma sátira sobre o ditador chileno Augusto Pinochet, que esteve no poder de 1973 a 1990. Nessa história maravilhosamente bem-humorada produzida para a Netflix, ele retrata o general responsável pela morte e deportação de milhares de seus compatriotas como um vampiro cansado da vida.
O filme teve estreia em 31 de agosto de 2023 no Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde concorre ao Leão de Ouro. Em 15 de setembro de 2023, O Conde estreia mundialmente no serviço de streaming da Netflix.
Qual o enredo de O Conde?
No longa, Augusto Pinochet (Jaime Vadell) não morreu em 2006, como foi noticiado em todo o mundo. Em vez disso, ele ainda vive com sua esposa Lucía (Gloria Münchmeyer) em um casarão afastado do mundo exterior, em algum lugar no sul quase deserto do Chile. É que agora o ex-ditador é um vampiro de 250 anos.
No entanto, o velho sugador de sangue luta contra a imagem e a má reputação de si mesmo. Tanto que ele realmente quer acabar com sua existência. No entanto, ele não tem problemas com o fato de a história vê-lo como um assassino e um tirano implacável. Em vez disso, ele está irritado por ser acusado de evasão fiscal e desvio de milhões.
Para corrigir esse fato, ele contrata uma jovem freira (Paula Luchsinger) como contadora, que deverá examinar suas finanças e assim provar sua inocência a esse respeito. Assim que sua reabilitação for alcançada, ele planeja acabar com sua vida pelas próprias mãos. Mas então tudo acontece de forma muito diferente.
Confira o trailer do filme abaixo:
Até o lançamento, você pode conhecer ou rever os trabalhos anteriores de Larraín. O poderoso Spencer, com Kristen Stewart no papel de Lady Di, por exemplo, está disponível atualmente no HBO Max.