Depois que a aguardada sequência de Duna foi adiada para 2024 devido à greve em andamento em Hollywood, o filme Resistência (The Creator, no título original) agora é, provavelmente, a última grande esperança de ficção científica do ano cinematográfico que resta.
Em seu novo filme, o cineasta de Godzilla e Rogue One: Uma História Star Wars, Gareth Edwards, já conhecido por suas contribuições visualmente impressionantes, esboça um futuro em que os avanços maciços na tecnologia de IA (inteligência artificial) dividiram o mundo em dois campos: aqueles que querem eliminar a IA e os robôs que ela criou, e aqueles que lutam por sua liberdade.
Mas, em meio a tudo isso, quem é de fato o Criador mencionado no título original? Edwards falou um pouco sobre isso em uma entrevista à Empire Magazine.
O Criador: Qual é a história?
O Criador é uma figura misteriosa que criou a IA mencionada no centro da trama e, portanto, desempenhou um papel crucial na divisão da sociedade. Edwards não quis revelar a identidade exata dessa pessoa (e talvez não o faça no próprio filme), mas, para tornar sua importância mais tangível para o cenário, o diretor a comparou a um famoso cientista real que também lançou uma tecnologia no mundo que era tão inovadora quanto perigosa e que, atualmente, também está cativando muitas plateias de cinema.
“É o Oppenheimer da IA”, diz Edwards sobre o Criador do filme Resistência. “E há anos ele ou ela vem sendo perseguido(a). De um lado do mundo, ele é uma espécie de Osama bin Laden, o inimigo número 1 do Estado; do outro, um deus, um messias, por quem as pessoas lutam até a morte para protegê-lo.”
Robôs Espirituais
Na verdade, Resistência também pretende mostrar que os robôs de IA que passaram a ter consciência própria têm pensamentos espirituais sobre seu Criador e outros fenômenos. “Em que eles acreditam? Conceitos que antes existiam exclusivamente no âmbito da religião agora se sobrepõem à ciência: reencarnação, vida após a morte, uma consciência além do corpo físico”, explicou Edwards.
No entanto, o desenvolvimento da inteligência artificial e dos robôs que a têm à sua disposição não é evidente apenas em sua vida interior, mas também em sua aparência exterior. Muitos tipos diferentes de robôs aparecerão no final, deixando claro que as máquinas passaram por uma verdadeira evolução – de caixas desajeitadas a seres de aparência quase humana.
Isso também é mostrado em uma nova imagem do filme, que também foi divulgada pela Empire, na qual um dos robôs encontra um dos personagens principais do filme, um androide que parece uma criança:
Em Resistência, o robô parecido com uma criança é, aparentemente, uma arma que poderia acabar com a guerra violenta, mas provavelmente também exterminaria toda a raça humana. Uma unidade liderada pelo agente Joshua (John David Washington) é enviada para obter essa arma. No entanto, ao se deparar com sua forma inesperada, Joshua rapidamente começa a ter dúvidas sobre sua missão.
Descobriremos como tudo se desenrola muito em breve: Resistência estreia nos cinemas em 28 de setembro de 2023.