Conhecido em todo o mundo graças à sua inesquecível interpretação do carismático Morpheus na trilogia Matrix, Laurence Fishburne tem uma carreira estabelecida no cinema há quase 40 anos. Estrela internacional, também foi visto na franquia John Wick, na série Hannibal, em Sobre Meninos e Lobos de Clint Eastwood, e até em CSI.
Mas no final dos anos 70, quando ainda era um jovem adolescente e ninguém ainda conhecia o seu rosto, foi com um filme ainda mais lendário que deu os primeiros passos nas telonas. No clássico Apocalypse Now (1979) de Francis Ford Coppola, foi Laurence Fishburne quem interpretou o jovem Mr. Clean, que fez parte da expedição liderada por Willard (Martin Sheen) para encontrar e eliminar o Coronel Kurtz (Marlon Brando).
"Eu disse a eles que tinha 16 anos quando fui entrevistado. Eu tinha 14", disse o ator em entrevista à CBC. "Acho que eles sabiam disso, não acho que enganei ninguém".
Fishburne explicou que Coppola perguntou a uma jovem que passava se ela achava que o jovem aparentava ter 18 anos, ao que ela respondeu "sim". Uma palavra simples que permitiu ao ator integrar o seu primeiro grande filme… mas também salvar a vida de um certo Emilio Estevez, ator conhecido por Clube dos Cinco e irmão de Charlie Sheen.
Laurence Fishburne salvou Emilio Estevez de um afogamento enquanto ele passava pelas filmagens de Apocalypse Now para visitar seu pai, Martin Sheen. "Nós apenas ficamos lado a lado por alguns dias, foi nas Filipinas", disse Estevez no Jennifer Hudson Show.
"Ele se ofereceu para passear em um pequeno barco e eu aceitei. Fomos juntos neste pequeno barco e começamos a chegar muito perto da costa, então me ofereci para empurrar [o barco] para longe da costa. Eu pulei do barco, em uma espécie de areia movediça lamacenta, e comecei a afundar. Eu vi Fishburne olhando para mim, ele apenas disse: 'Segure minha mão!' E ele me tirou de lá. Estamos juntos desde então", contou.