Minha conta
    Morte de J. R. R. Tolkien completa 50 anos: Você sabia que ele conheceu um dos astros de O Senhor dos Anéis?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Apenas um dos atores da franquia O Senhor dos Anéis teve a oportunidade de conhecer pessoalmente J. R. R. Tolkien, autor dos livros.

    J. R. R. Tolkien é responsável por um dos universos de fantasia mais amados de todos os tempos, autor de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, e ele nos deixou há exatos 50 anos – em 2 de setembro de 1973, aos 81 anos. Mesmo que a maior parte do elenco da trilogia O Senhor dos Anéis de Peter Jackson nem havia nascido quando Tolkien morreu, um dos atores da franquia cinematográfica ainda teve a oportunidade de conhecer o autor.

    Estou falando de Christopher Lee, que interpretou Saruman na trilogia do O Senhor dos Anéis, em A Sociedade do Anel (2001), As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003), e depois retornou também na trilogia O Hobbit, em Uma Jornada Inesperada (2012), A Desolação de Smaug (2013) e A Batalha dos Cinco Exércitos (2014).

    Christopher Lee, o Saruman de O Senhor dos Anéis, conheceu Tolkien

    Warner Bros. Pictures

    Nascido em 1922, 30 anos depois de J. R. R. Tolkien (que nasceu em 1892), Christopher Lee era um grande fã dos livros do autor e leu todos quando foram lançados originalmente. "Ainda acho que O Senhor dos Anéis é a maior conquista literária da minha vida. Como tantas pessoas, eu mal podia esperar pelo segundo e depois pelo terceiro volume. Nada como isso já havia sido escrito", revelou à revista Cinefantastique em 2003.

    O mais interessante é que Lee teve a oportunidade de conhecer Tolkien pessoalmente. "Eu o conheci junto de outras pessoas em um pub que eu costumava frequentar em Oxford, The Eagle and Child. Fiquei muito impressionado com ele, como você pode imaginar, então eu apenas disse: 'Como você está?'", relembrou o lendário ator que faleceu em 2015.

    Muitos anos mais tarde, Christopher Lee já tinha ficado marcado pelo papel do Conde Drácula e ficou sabendo que Peter Jackson iria levar O Senhor dos Anéis para o cinema. Logo de cara ele demonstrou interesse em participar da adaptação dos livros de Tolkien, aceitando aceitou papéis que o escalavam como um bruxo para ser escolhido no elenco.

    "A única razão pela qual eu [interpretei um bruxo em As Novas Aventuras de Robin Hood] foi para mostrar a quem estava assistindo que eu poderia interpretar um bruxo e que seria o elenco ideal para O Senhor dos Anéis. Mandei para ele [Peter Jackson] uma foto minha todo maquiado no papel do Mágico, mas na verdade era mais uma brincadeira. 'É assim que eu pareço como um mago, não se esqueça disso quando você escolher o elenco do filme'. Não fui eu que me apresentei, porque acho que Peter já tinha se decidido".

    No final das contas, Christopher Lee acabou sendo o primeiro nome confirmado em A Sociedade do Anel, primeiro filme da trilogia O Senhor dos Anéis. O ator acabou interpretando Saruman, mas tinha o sonho de ser Gandalf, papel de Ian McKellen.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top