Indiana Jones encontra o terror clássico da Universal no blockbuster de fantasia A Múmia, estrelado por Brendan Fraser e Rachel Weisz. O filme de aventura de 1999 entrou no catálogo da Netflix, apresentando efeitos impressionantes para a época e uma química deliciosa entre as estrelas em disputa.
Em A Múmia, um dos primeiros universos cinematográficos ressuscita dos mortos
A Múmia causou estragos nas telonas já em 1932. Naquela época, a lenda do terror Boris Karloff interpretou o padre Imhotep do antigo Egito, que sai do túmulo mumificado. O filme fazia parte do clássico universo de monstros do estúdio Universal, que abrigou Drácula, O Homem Invisível, O Lobisomen e muitos outros. As criaturas do cinema sobreviveram até a década de 1950.
Décadas depois, o estúdio se aventurou em um renascimento. O diretor Stephen Sommers envia Fraser ao Egito da década de 1920 como o aventureiro Rick, onde conhece a nerd egiptóloga Evelyn (Weisz). Desta vez, Arnold Vosloo (Darkman 2 - A Volta de Durant) interpreta Imhotep, que usa uma cara horrível de zumbi em vez de bandagens de gaze.
Ele também tem muito mais poder do que no original. Então a múmia provoca tempestades de areia com sua imagem, derruba as pragas bíblicas sobre Evelyn e Rick e suga a energia vital das pessoas. O resultado é uma aventura de fantasia para jovens e adultos que traz um pouco de terror, muita aventura e uma pitada de romance no mixer do blockbuster e diverte o tempo todo.
Brendan Fraser surpreende fãs em sessão de A Múmia: "Não sabíamos o que estávamos fazendo!"Até o momento, A Múmia continua sendo o renascimento de maior sucesso do universo de monstros da Universal desde que lançou sua própria franquia. O blockbuster gerou duas sequências, enquanto outros títulos, como Van Helsing - O Caçador de Monstros(2004) e O Lobisomen (2010) decepcionaram qualitativamente ou financeiramente. As fantasias de reinicialização atingiram o fundo do poço em 2017.
O reboot de A Múmia acabou sendo um desastre
Naquela época, A Múmia com Tom Cruise foi lançado nos cinemas e deveria dar início ao chamado Dark Universe. A resposta da Universal ao MCU contou com estrelas como Sofia Boutella, Russell Crowe, Javier Bardem e Johnny Depp interpretando personagens lendários de terror em formato de grande sucesso.
Apenas Boutella e Crowe apareceram em A Múmia. O blockbuster de ação, que não tinha nada a ver com o clássico de Karloff ou com a aventura de Fraser, fracassou. De acordo com o Deadline, a empresa teria sofrido um prejuízo de US$ 95 milhões, o que desferiu o golpe mortal no Dark Universe.
O melhor filme da Múmia definitivamente foi lançado em 1999. Se você ainda não viu ou quer se entregar à nostalgia, a Netflix oferece a oportunidade agora. Alternativamente, você pode transmitir a aventura também disponível nas plataformas de streaming da Globoplay, Prime Video e Star+.