Se os personagens mais problemáticos do cinema fizessem terapia, com certeza, não seriam tão icônicos. No teaser de Saltburn, lançado na última quinta-feira (30), fica claro, em menos de dois minutos, que todos os personagens estão à beira de um colapso nervoso - o que torna tudo mais interessante. Sob o guarda-chuva do Amazon Prime Video, o novo drama psicológico de Emerald Fennell promete visuais luxuosos e muita tensão.
O longa abrirá o Festival de Cinema de Londres, no dia 4 de outubro, e seguirá em exibições pelas mostras internacionais até ser lançado nos cinemas estadunidenses em 24 de novembro. Com a repercussão no circuito, é possível aferir o termômetro para a cerimônia mais importante do cinema, o Oscar. Fennell, que além de dirigir, produz o filme ao lado de Margot Robbie, já é dona de uma estatueta de Melhor Roteiro Original, por Bela Vingança, e aposta mais uma ficha em seu projeto mais recente.
Além da diretora, a estante do elenco de Saltburn também é recheada de troféus, nomeações e históricos notáveis por interpretar personagens desequilibrados (beirando a sociopatia, digamos). O protagonista, Barry Keoghan, foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante por Os Banshees de Inisherin, já Rosamund Pike levou a melhor em 2015 como Melhor Atriz por Garota Exemplar e Carey Mulligan também foi indicada à mesma categoria em 2021 por Bela Vingança. Além deles, o filme também conta com Jacob Elordi (Euphoria), Archie Madekwe (Gran Turismo) e Richard E. Grant (Loki).
Euphoria: Jacob Elordi faz revelações sobre suas cenas de nudez na série da HBO MaxQual é a história de Saltburn?
Ambientado na Inglaterra dos anos 2000, Saltburn acompanha Oliver (Barry Keoghan), um estudante da renomada Universidade de Oxford que se sente deslocado socialmente e muito distante da criação de seus colegas de classe. Ele tem a oportunidade de espiar essa realidade tão distinta quando seu amigo Felix Catton (Jacob Elordi) o convida para passar as férias na propriedade de sua família, chamada Saltburn.
Ao chegar na mansão, ele se depara não só com o próprio retrato da aristocracia britânica, mas também com relações familiares um tanto quanto peculiares, privilégios e luxúria infinitos. Oliver mergulha de cabeça e acaba desenvolvendo uma obsessão, não só por essa vida, mas também por Felix. A relação deles se torna intensa e conturbada, envolvendo ainda a família Catton.
Ainda não há previsão de estreia para Saltburn nos cinemas brasileiros.