O primeiro filme sobre a equipe de Dom Toretto foi lançado em 2001, e a série é uma das mais famosas do cinema. Ela se despediu precocemente do falecido Paul Walker em Velozes e Furiosos 7 e correu para um final muito anunciado após a Parte 8.
Este final é muito mais complicado do que se poderia imaginar. Velozes e Furiosos 11 já está confirmado, mas há outro filme antes disso. Então, como será o futuro da franquia? Quais filmes ainda estão por vir? A série realmente terminará?
A última parte da franquia foi a décima. E 2017 também teve o lançamento do filme spin-off Fast & Furious: Hobbs & Shaw, estrelado por Dwayne Johnson e Jason Statham.
Sim, Velozes e Furiosos está prestes a acabar.
O plano atual é este: Fast X é o começo do fim da série de ação. A aventura nos carros culmina em uma cena de suspense e créditos finais que preparam o cenário para os próximos capítulos da saga. O próximo filme de Velozes e Furiosos não será a Parte 11, no entanto.
A Parte 11 será precedida por um filme solo de Dwayne Johnson estrelado por Jason Momoa
Ligando o final de Velozes e Furiosos, está o novo vilão Dante Reyes (Jason Momoa de Aquaman). Na Parte 10, ele quer se vingar de Dom, personagem de Vin Diesel. Por fim, ele também tem contas a acertar com o personagem de Dwayne Johnson, Luke Hobbs. Esta história é contada entre Velozes e Furiosos 10 e 11, em um filme solo de Hobbs.
Do jeito que está, o final de Velozes e Furiosos consistirá em pelo menos três partes:
1. Fast X
2. Velozes e Furiosos: Hobbs & Reyes
3. Velozes e Furiosos 11
Quando Hobbs & Reyes e Velozes e Furiosos 11 chegarão aos cinemas?
Nem Hobbs e Reyes nem a Parte 11 estão sendo filmados ainda, e continuarão assim enquanto a greve em Hollywood continuar.
A parte 11 será a última ou haverá Velozes e Furiosos 12?
Quando se trata de franquias, por razões pragmáticas, a regra é: nunca diga nunca. Mas o fim de Velozes e Furiosos é cada vez mais provável. Os ganhos de bilheteria têm diminuído desde Velozes e Furiosos 7. O último filme, Fast X, ficou bem aquém das expectativas para um blockbuster de US$ 300 milhões. Ao mesmo tempo, é provável que os salários dos membros da equipe aumentem a longo prazo e que os orçamentos explodam.
A franquia tem sido conturbada por disputas pessoais há anos, desde a rivalidade supostamente resolvida entre Dwayne Johnson e Vin Diesel, a saída do roteirista regular Chris Morgan da série spin-off, até a demissão do diretor Justin Lin durante a produção de Fast X.
Se esta situação continuar, especialmente em termos financeiros, Velozes e Furiosos 12 é improvável. Seria mais óbvio tentar fazer um soft reboot após o fim da saga Toretto, ou seja, dar continuidade à marca com caras novas - e mais baratas.
Mas isso é pura especulação. Apenas dois outros filmes de Velozes e Furiosos estão certos no momento: Hobbs & Reyes e Parte 11.