Em 2009, quando Coraline e o Mundo Secreto, de Henry Selick, chegou aos cinemas, também ficamos entusiasmados com o destaque do stop-motion. Mas o quão popular o filme é quase 15 anos depois pode agora ser visto nas bilheterias norte-americanas.
Durante dois dias, Coraline voltou a ser exibido nos cinemas dos Estados Unidos como um evento especial na segunda-feira, 14 de agosto de 2023, e na terça-feira, 15 de agosto de 2023 – e a procura foi enorme. Coraline arrecadou US$4,91 milhões de dólares nos dois dias e, em um aspecto, até superou os dois mega sucessos de bilheteria, Barbie e Oppenheimer.
Estes arrecadavam mais a cada dia (Barbie: 10,9 milhões de dólares, Oppenheimer: 5,74 milhões de dólares), mas apenas porque foram exibidos em um número significativamente maior de cinemas em todo o país. Mas nenhum filme rendeu tanto dinheiro por cinema nesses dois dias quanto Coraline: o filme de fantasia em stop-motion arrecadou mais de US$ 3 mil por cinema em que foi exibido – o triplo das exibições de Barbie. Ou seja, as sessões de Coraline estavam lotadas.
15 filmes infantis que traumatizaram sua infânciaRECORDE MESMO PARA FILMES CLÁSSICOS
A empresa Fathom, especializada, entre outras coisas, em apresentações renovadas de clássicos nos EUA, anunciou agora que já estão garantidas duas datas adicionais para Coraline e o Mundo Secreto. Devido à grande procura, também ococrreu exibições nacionais de Coraline nos dias 28 e 29 de agosto.
Afinal, a Fathom comemora um recorde com os dois dias de Coraline, segundo informações próprias. De acordo com o CEO Ray Nutt, é o revival clássico de maior sucesso na história da empresa.
Acima de tudo, o sucesso de Coraline e o Mundo Secreto mostra que as pessoas querem ver seus filmes favoritos na tela grande novamente, mesmo anos depois – independentemente de estarem em Blu-ray, na prateleira ou transmitidos pressionando um botão no controle remoto. Embora estejamos a lidar aqui com números dos EUA, é também um sinal para o Brasil de que é possível fazer mais nesta direção.