Lançado em dezembro de 2007, Eu Sou a Lenda deixou uma impressão duradoura, tornando-se um filme cult ao longo dos anos. Dirigido por Francis Lawrence e estrelado por Will Smith, essa adaptação de um romance de Richard Matheson arrecadou 585 milhões de dólares em todo o mundo com um orçamento de 150 milhões.
Em 2012, os rumores de uma sequência começaram a se espalhar antes de desaparecerem rapidamente. Passados 10 anos, a produção finalmente começou a se encaminhar. Em março de 2022, Eu Sou a Lenda 2 foi oficialmente anunciado, com Will Smith e Michael B. Jordan nos papéis principais e Akiva Goldsman no roteiro. Também se espera que Francis Lawrence retorne à cadeira de diretor, mas nada ainda foi finalizado.
Qual é a história de Eu Sou a Lenda 2?
O enredo deve se basear no final alternativo do primeiro filme (rejeitado após as exibições de teste), e não no que foi visto nos cinemas em 2007. No original, Will Smith interpreta Robert Neville, um cientista misteriosamente imune a um vírus que está dizimando a população e transformando-a em mutantes.
Último homem que resta em Nova York, o protagonista tenta se dedicar inteiramente à sua missão: derrotar o vírus, revertendo seus terríveis efeitos usando seu próprio sangue.
No final do filme, Neville morre, destruindo qualquer chance de ele retornar para uma sequência. Em 2019, Francis Lawrence disse ao podcast Happy Sad Confused: “A Warner realmente queria fazer outro filme, mas não vi o que poderíamos fazer. Pensei sobre isso e cheguei à conclusão de que as pessoas queriam ver o último homem na Terra, então mostramos a elas o último homem na Terra”.
“Mas como ele morre no final, não podíamos fazer mais nada com ele. Além disso, acho que os espectadores não são tão apegados ao personagem quanto seriam com um Indiana Jones. Ele não é o tipo de ícone que poderia voltar várias vezes”, completou ele.
Como o diretor ressuscita o personagem de Will Smith?
"Achei que seria um pouco exagerado fazer um prelúdio; teria sido muito parecido com Contágio. E fazer uma sequência com Robert Neville não teria sido possível de qualquer maneira, ou então você teria que fazer algo muito estúpido, como 'os cientistas recuperaram o DNA dele e conseguiram recriá-lo'. Isso teria sido completamente idiota, então preferi desistir", martelou Francis Lawrence.
No entanto, o diretor não havia pensado em outra solução. Para tornar essa sequência possível, o roteirista Akiva Goldsman vai usar o final alternativo da história, apresentado nos extras do blu-ray/DVD do primeiro filme.
Em vez de atacar os infectados com uma granada, Neville percebe que eles vieram buscar a mulher com a qual ele está fazendo experimentos. O cientista abre a porta e a entrega a eles. Os infectados então saem do laboratório, deixando Robert vivo.
Robert parte com Anna (Alice Braga) e Ethan (Charlie Tahan) em direção a Bethel, em Vermont. Nessa versão, Neville não encontrou o antídoto, mas continua vivo. Esse final completamente aberto servirá como ponto de partida para a segunda parte.
Nesse final alternativo, a questão do bem e do mal foi mais complexa, pois Robert Neville descobriu que o líder dos infectados estava apenas tentando encontrar a companheira que ele mantinha em seu laboratório, e não matá-la. E que ele havia se tornado um monstro aos olhos deles, o que o levou a abandonar sua busca por uma cura e partir em busca de uma colônia de sobreviventes.
Zumbis, vampiros ou ambos?
Se seguirmos a lógica descrita no livro de Matheson, há dois tipos de infectados: aqueles que são essencialmente cadáveres reanimados (mais parecidos com zumbis) e aqueles que estão tecnicamente vivos (mais parecidos com vampiros).
Neville então dedica sua vida, como a única pessoa imune, a matar os dois tipos de monstros enquanto dormem durante o dia, enquanto captura outros vivos para estudar em seu laboratório, mas isso desencadeia uma espécie de guerra entre ele e os vampiros.
Embora o final do livro ainda fosse muito diferente do final alternativo do primeiro filme, ele ainda seguia a ideia de que Neville estava errado ao matar e fazer experimentos com vampiros. Por fim, o sobrevivente percebe que os vampiros começaram a se organizar em grupos sociais avançados.
A sequência certamente explorará a evolução dessas criaturas e como a sociedade mudou. Como no original, pode haver várias versões de humanos infectados que se passam por normais.
Inspiração em The Last of Us?
“A história se passará algumas décadas depois. Sou obcecado por The Last of Us, onde descobrimos um mundo pós-apocalíptico, mas várias décadas depois. Vemos como a natureza recupera a Terra. E há algo maravilhoso nessa questão: o que acontece quando o homem deixa de ser a espécie dominante? É algo muito interessante que estaremos analisando. Seremos mais fiéis ao texto original”, disse Akiva Goldsman ao Deadline em fevereiro de 2023.
“Haverá principalmente imagens de Nova York. Não sei se eles escalarão o Empire State Building, mas as possibilidades são infinitas. Estamos voltando ao livro original de Richard Matheson, bem como ao final alternativo do filme, em oposição ao que foi visto nos cinemas”, confirmou.
Embora a sequência ocorra várias décadas depois, não se espera que a colônia de sobreviventes em questão esteja envolvida. E o ponto de partida ainda não está claro no momento. Mas agora temos algumas indicações, bem como a confirmação de que o projeto ainda está em andamento, o que é melhor do que nada.
Quem atuará em Eu Sou a Lenda 2?
Espera-se que Will Smith repita seu papel como o cientista Robert Neville. Michael B. Jordan também se juntará ao elenco em um papel ainda desconhecido. Em março de 2022, Smith disse ao ET Online que o astro da saga Creed esteve envolvido no desenvolvimento da ideia geral da história.
“É um conceito muito, muito legal. Era um dos filmes que eu queria deixar como estava. E então me apresentaram a ideia”, disse Smith.
Eu Sou a Lenda 2 tem data de lançamento?
No momento, a sequência do filme ainda não tem uma data oficial de lançamento. Também não se sabe quando as filmagens começarão. Além disso, Will Smith tem uma série de projetos em andamento, incluindo Bad Boys 4, que deve chegar aos cinemas em 12 de junho de 2024. Portanto, teremos que ter paciência antes de sabermos mais sobre Eu Sou a Lenda 2.