Foi no início da década de 1970 que Robert De Niro teve o encontro decisivo com o cineasta Martin Scorsese. A confiança foi rapidamente estabelecida entre os dois homens do distrito de Little Italy, em Nova York. Eles começaram sua colaboração em 1973, em Caminhos Perigosos, em que Robert De Niro interpretou o impetuoso gangster Johnny Cervello.
Três anos depois, a dupla se reuniu em Taxi Driver. Um destaque da chamada Nova Hollywood, este thriller febril – autobiografia parcial do roteirista Paul Schrader – retrata o clima paranoico de um EUA pós-Vietnã, onde as desigualdades sociais contribuíam para o aumento da violência nas grandes cidades.
À frente da produção, Robert De Niro entra na pele de Travis Bickle, veterano da Guerra do Vietnã, que se tornou motorista de táxi em Nova York. Seus encontros noturnos, bem como a violência diária que presencia, aos poucos o fazem enlouquecer, até que ele se compromete a salvar uma prostituta menor de idade das mãos de cafetões.
Muito envolvido em seu papel, o ator tirou licença de motorista de táxi, passou uma temporada em uma base militar para aperfeiçoar seu sotaque e praticou o manejo de armas de fogo. Confiando cegamente no trabalho do ator, Martin Scorsese deixou-o a vontade, o que deu origem a cenas lendárias, como a famosa “Você está falando comigo?”, completamente improvisada por De Niro.
A atuação de Robert De Niro lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. Mas quem levou a preciosa estatueta foi Peter Finch pelo papel de Howard Beale em Rede de Intrigas. Somente em 1981 é que De Niro venceu, graças à sua interpretação do campeão de boxe Jake La Motta em Touro Indomável, também dirigido por Martin Scorsese.
No AdoroCinema, Taxi Driver tem uma classificação média sólida de 4,4/5. O filme está disponível no Prime Video.