Não foi apenas o enorme sucesso da franquia Piratas do Caribe que fez de Johnny Depp uma estrela. Já na década de 90, filmes como Edward Mãos de Tesoura, Ed Wood, Donnie Brasco e Medo e Delírio fizeram dele um dos nomes mais conhecidos do cinema. Originalmente, Depp não queria ser ator e, na verdade, tinha o plano de seguir carreira como músico – mas Nicolas Cage foi o responsável para que tudo mudasse.
Johnny Depp conseguiu o papel que o lançou à fama apenas porque Tom Cruise irritou Tim BurtonEm entrevista ao The New York Times, Nicolas Cage explicou que ajudou Johnny Depp a entrar em Hollywood. Tudo começou em meados dos anos 80, quando o ele alugou um apartamento para a estrela de Ed Wood: "A verdadeira história é que já éramos amigos. Eu morava em um prédio antigo em Hollywood chamado Fontenoy e acho que acabei alugando o apartamento para Johnny, e ele começou a morar lá. Ele estava no ponto de sua carreira em que vendia canetas ou algo para sobreviver", explicou Cage.
Nicolas Cage encorajou Johnny Depp a atuar
A maneira como Nicolas Cage fez Johnny Depp pensar em atuar foi assim: "Éramos bons amigos e jogávamos Banco Imobiliário, e ele estava ganhando um jogo, e eu estava observando-o e disse: 'Por que você simplesmente não tenta atuar?'", relembra Cage, que começou sua carreira na atuação com Picardias Estudantis, lançado em 1982.
De acordo com Nicolas Cage, Johnny Depp inicialmente foi contra a ideia porque na verdade queria ser músico e estava convencido de que não conseguiria atuar. Cage não pensava o mesmo que seu amigo e marcou um encontro dele com sua agente, que o enviou para seu primeiro teste e de fato conseguiu um papel coadjuvante no clássico do terror dirigido por Wes Craven, A Hora do Pesadelo (1984). "Ele conseguiu o papel naquele dia. As sensações da noite para o dia não acontecem. Mas aconteceu com ele".
Então, Nicolas Cage ajudou no surgimento de um dos atores mais conhecidos de Hollywood. Johnny Depp foi três vezes indicado ao Oscar de Melhor Ator pelas suas atuações em Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra (2003), Em Busca da Terra do Nunca (2004) e Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007).