Uma família é aterrorizada por seres sobrenaturais, inclusive através da televisão. Esta é a história do Poltergeist - O Fenômeno. O clássico de terror de 1982 está disponível no catálogo do streaming HBO Max. Não importa se você é fã de terror ou tem uma queda pelo cinema dos anos 80: vale a pena assistir. A história de sua origem é quase tão misteriosa quanto o solo sob os pés da família Freeling.
A chave para o terror eficaz é a família suburbana, pela qual você imediatamente começa a se afeiçoar. Não é à toa que lembra uma das produções de Steven Spielberg como Contatos Imediatos do Terceiro Grau , E.T. - O Extraterrestre ou Os Goonies.
O grande mistério de Poltergeist não tem nada a ver com fantasmas
No final da década de 1970, Spielberg evoluiu para uma marca que prometia qualidade e uma certa sensação de sucesso. É por isso que seu nome era amplamente mencionado na publicidade de um filme mesmo quando ele estava “apenas” envolvido como produtor e coautor. Isso também aconteceu com Poltergeist.
O diretor oficial foi um grande mestre do terror: Tobe Hooper, falecido em 2017, filmou um dos clássicos do gênero com O Massacre da Serra Elétrica. É por isso que a especulação sobre qual mestre filmou esta obra-prima é tão controversa. Tem havido especulações sobre isso desde 1982, quando Spielberg estava contratualmente obrigado a completar E.T., mas deu a entender que ajudou Hooper com Poltergeist.
Quem dirigiu Poltergeist?
Não há uma resposta clara, mas sim uma série de afirmações contraditórias, por exemplo:
- O produtor Frank Marshall disse ao LA Times que Spielberg desenhou todos os storyboards e é "a força criativa do filme". Então ele estava no set quase todos os dias. De acordo com Hooper, ele mesmo desenvolveu metade dos storyboards.
- A atriz Zelda Rubinstein, que interpretou a médium, afirmou que Hooper preparou as tomadas e Spielberg fez os ajustes finos (via Bloody Disgusting).
- O assistente de câmera John Leonetti disse abertamente em 2017 que Spielberg o dirigiu (via Slash Film).
- Hooper disse ao Moviefone naquele mesmo ano: "Não quero falar sobre isso, exceto que dirigi o filme, enquanto [Spielberg] escreveu e produziu o roteiro".
- JoBeth Williams, explicou à Vanity Fair 2022: “Tobe deu instruções, às vezes Steven acrescentou ou deu instruções diferentes, mas acho que é justo dizer que foi uma espécie de combinação dos dois”.
- O ator James Karen defendeu Hooper em 2012 : “Tobe passou por momentos difíceis com este filme. É difícil quando você tem um produtor no set todos os dias, e sempre se falou muito sobre isso".
Não devemos esperar uma resposta inequívoca de Steven Spielberg. Os créditos do filme são um assunto delicado. Eles são negociados e sindicatos como o Directors Guild of America podem tomar medidas legais se os créditos dos seus membros não forem protegidos.
E o crédito da direção vai para Tobe Hooper. Como resultado, Spielberg teve que publicar uma carta aberta no Hollywood Reporter em 1982, na qual retirou declarações que questionavam o trabalho de direção de Hooper. A resposta à pergunta sobre quem o dirigiu não muda nada na qualidade do filme.
"Assisti ao filme 18 vezes": James Cameron e Steven Spielberg enlouqueceram com esta obra-prima da ficção científicaÉ por isso que vale a pena assistir Poltergeist
Poltergeist está entre os ápices do gênero de casa mal-assombrada. No início, o horror fantasmagórico é modernizado pelo uso da televisão de massa e da tecnologia de cozinha, de modo que quase qualquer pessoa pode se colocar na situação.
Em algum momento, o arrepio se transforma em um horror arcaico e atemporal que você não esperaria encontrar nesse ambiente despretensioso. Poltergeist funciona como um truque de mágica, no qual, em vez de um coelho branco, o portal para um mundo alienígena, um banho de lama repleto de cadáveres e muito mais é conjurado a partir de uma cartola relativamente pequena.