Os últimos dois anos têm sido de retornos importantes para Tom Cruise: além de voltar a interpretar Pete em Top Gun: Maverick, o astro também retornou ao papel de Ethan Hunt em Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1. E as duas produções têm um ponto bem curioso “em comum”: AQUELA morte chocante de Missão: Impossível 7 só existe nasceu durante a produção de Top Gun.
ATENÇÃO: A partir daqui, há spoilers de Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1
O diretor de Missão: Impossível 7 Christopher McQuarrie também foi produtor e roteirista de Top Gun: Maverick e conversou com Tom Cruise sobre a nova aventura do espião nos bastidores do filme de 2022. Um dos principais pontos desta conversa foi o destino trágico de Ilsa Faust (Rebecca Ferguson): a morte da parceira de Ethan Hunt era uma das prioridades para o diretor, que conversou com Tom Cruise sobre como fazer isso durante a produção de Top Gun.
“Foi uma das primeiras conversas. Estávamos no set de Top Gun já falando sobre isso. Ilsa é uma personagem maravilhosa, da qual tenho muito orgulho e Rebecca é uma atriz de muito poder e presença”, disse McQuarrie em entrevista no podcast The Empire Spoiler Special Film (via Looper).
O diretor disse ainda que houve uma preocupação especial com a emoção dada ao final da história de Ilsa – um efeito que deu certo com o público, já que a morte da personagem foi inesperada e chocante para muita gente.
A espiã apareceu pela primeira vez na franquia em 2015, no filme Missão: Impossível - Nação Secreta e, desde então, se tornou uma das personagens mais queridas pelo público e uma das mais importantes para a história do protagonista de Tom Cruise. No sétimo filme da franquia, ela morre durante uma cena de luta em uma ponte de Veneza, na Itália – um acontecimento que certamente terá desdobramentos no oitavo filme de Missão: Impossível, que deve chegar aos cinemas em 2024.