Sucesso internacional, Sound of Freedom já tem data para chegar aos cinemas nacionais: 21 de setembro. Protagonizado por Jim Caviezel, que também interpretou Jesus Cristo no conturbado A Paixão de Cristo - e até chegou a ser atingido por um raio no set de filmagens -, o longa é considerado um dos mais controversos do ano e, agora, após o lançamento, as polêmicas ainda podem interferir em possíveis sequências do filme.
Em entrevista à Variety, um representante de Mike Ilitch Jr., produtor do longa, disse que um acordo foi assinado entre Mike e Tim Ballard - cuja história real inspirou o filme - garantindo os direitos exclusivos para o filme e quaisquer outras produções relacionadas a ele. Também foi informado que, além de uma sequência, uma série e um documentário estavam nos planos do produtor.
O problema é que, aparentemente, o diretor Alejandro Monteverde já havia garantido os direitos da história de Ballard. À Variety, Monteverde contou que isso aconteceu ainda enquanto fazia pesquisas para a fase de criação do roteiro, em 2015. O diretor chegou a revelar que as conversas para uma sequência do filme já estariam acontecendo, e que o enredo deve partir da Colômbia, onde o primeiro volume se passa, para o Haiti.
Mais tarde, porém, um representante de Alejandro disse que os direitos de seu cliente eram para apenas um filme: “Em relação à sequência, existiram discussões, mas não há nada adicional a relatar agora.”
Sound of Freedom, ou Som da Liberdade, está previsto para chegar aos cinemas brasileiros em 21 de setembro.