10 anos atrás, o cinema estava no auge das adaptações de franquias literárias adolescentes - após os sucessos de Harry Potter, Crepúsculo e Jogos Vorazes. Pensando nisso, Hollywood apostou em Os Instrumentos Mortais, inspirado na saga escrita por Cassandra Clare. A autora é uma figura polêmica, mas seus livros vendem que nem água. Infelizmente, a história sobre os caçadores de sombras nunca veria uma continuação nas telonas...
O elenco de Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos até contou com nomes que se tornariam queridinhos do público no futuro: Lily Collins (Emily em Paris), Jamie Campbell Bower (Stranger Things), Robert Sheehan (The Umbrella Academy) e Lena Headey (Game of Thrones). Então, carisma não foi o problema, apesar do grande uso de roupas góticas...
Porém, a história de Clary, jovem que descobre ser parte da linhagem de caçadores de sombras arrecadou apenas US$ 95 milhões - a partir de um orçamento de US$ 60 milhões. A crítica especializada também não aprovou o filme, que tem uma desagradável aprovação de 13% no Rotten Tomatoes. Ou seja, todo o potencial apresentado nos seis livros (sem contar os spin-offs) acabou sendo desperdiçado... Ou não?
Instrumentos Mortais ganhou série de TV
Na realidade, os livros de Cassandra Clare ganharam uma nova adaptação, só que, dessa vez, na televisão. Produzida pelo canal Freeform, a série Shadowhunters já fez um sucesso mais moderado com seu público alvo, tanto que os fãs lutaram bastante para a série ser salva diante do cancelamento após três temporadas. Não funcionou, mas a série foi finalizada de forma decente, então o que vale é a intenção.
Então, você pode escolher: se quiser dar uma chance ao injustiçado Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos, o filme está disponível no catálogo da HBO Max. Por sua vez, a série Shadowhunters foi distribuída no Brasil pela Netflix. Inclusive, o AdoroCinema chegou a entrevistar o elenco de Shadowhunters, vale a pena relembrar!