Monstro consagrado com uma carreira espetacular, Robert de Niro já deu vida a personagens que marcaram a história do cinema, e são inúmeros as obras que hoje compõem sua grande filmografia.
De Os Bons Companheiros a Touro Indomável, passando por A Missão, Fogo Contra Fogo, O Poderoso Chefão ou mesmo Os Intocáveis, este ator de rosto inesquecível e carisma inigualável é um dos mais famosos de Hollywood (mesmo que também já tenha aceitado alguns papéis totalmente questionáveis).
No entanto, 58 anos atrás, quase uma década antes de iniciar sua frutífera colaboração com Martin Scorsese (em Caminhos Perigosos, depois em Taxi Driver), Robert de Niro ainda era um completo desconhecido aos olhos do grande público, e um simples figurante que ainda estava tentando encontrar seu lugar ao sol em Hollywood.
Como podemos conferir no trecho abaixo, seu primeiro papel como figurante no cinema data do ano de 1965 (ele já havia atuado no filme estudantil de Brian de Palma). Ele tinha então apenas vinte anos e, com seu pai, estava visitando a França. Foi lá que se candidatou para interpretar - para um único dia de filmagem - o cliente de um restaurante nova-iorquino, no novo filme de Marcel Carné, Três Quartos em Manhattan.
Este drama romântico protagonizado por Maurice Ronet e Annie Girardot, que podem ser vistos almoçando sozinhos na cena em questão, permitiu a De Niro dar seus primeiros passos no cinema. Observando com atenção, podemos vê-lo sentado ao fundo, na companhia de uma jovem, bem entre os dois atores franceses.
Olhando ainda mais de perto, também podemos ver que entre duas tomadas da cena, ele mudou de lugar repentinamente e que a primeira cena de Robert de Niro no cinema, portanto, contém... um belo erro de continuidade.
Três anos depois, pouco antes de conhecer o início da fama, o futuro protagonista de Taxi Driver também voltou a interpretar um figurante para Marcel Carné, dessa vez no drama intitulado Les Jeunes Loups.