Entre os muitos elogios que Oppenheimer vem recebendo, há também críticas regulares e compreensíveis ao cinema de Christopher Nolan. Uma das mais claras é o tratamento que dá às personagens femininas, que tendem a ser muito menos relevantes e importantes do que os protagonistas masculinos. Não é algo especialmente novo, e não é uma crítica que o diretor desconhece.
Este é o melhor filme de Christopher Nolan, de acordo com os espectadores do AdoroCinemaEntre as pessoas que o apontaram na cara está sua parceira sentimental e criativa, Emma Thomas. Sua esposa e produtora foi colega de classe de Nolan na London University, e os dois trabalharam juntos como assistentes de direção, conectando-se no local. Assim começou um relacionamento amoroso que culminou em um longo casamento com filhos, bem como em uma parceria onde é produtora dos filmes de Christopher desde Following.
É por isso que ele está mais do que ciente de quantas vezes as personagens femininas em seus filmes tendem a ter menos profundidade. Foi algo que ela especialmente repreendeu quando viu o roteiro de A Origem , onde mostrou suas preocupações com o tratamento dessas personagens. Thomas o incentivou a dar-lhes mais profundidade e credibilidade, para que não fossem meros acessórios para a trama.
Seu papel não se limitou à gestação do projeto, mas também no set garantindo que as personagens femininas do filme, interpretadas por Marion Cotillard e Elliot Page (antes de se assumir publicamente como homem trans), não caíssem em meros estereótipos. Sua participação nos filmes de Nolan não é nada testemunhal.
SUGESTÕES E RECORDAÇÕES
Christopher, é claro, valoriza muito a contribuição de Thomas, vendo-a como uma colaboradora crítica, mas respeitosa. Em projetos anteriores, sua sabedoria e perspectiva foram fundamentais para tirar o máximo proveito do orçamento e melhorar os roteiros, garantindo que tudo corresse como deveria. Por isso, se seguirmos a teoria de que os personagens de A Origem são todos membros de uma equipe de filmagem, o personagem de Joseph Gordon-Levitt seria o equivalente a um produtor como Thomas, que está providenciando os meios para que a operação saia.
Portanto, Christopher levou muito a sério as sugestões para melhorar as personagens femininas de A Origem. Inclusive, conforme contado no livro Christopher Nolan: The Iconic Filmmaker and His Work, ele usou parte de sua história conjunta para melhorar a relação conjugal entre os personagens de Cotillard e Leonardo DiCaprio. Uma foto de Nolan e Thomas de férias com a cabeça apoiada em um trilho de trem tornou-se uma memória conjunta para esse casal fictício, dando-lhes mais autenticidade. Em mais de uma maneira, A Origem não seria possível sem Emma Thomas.