Na história do cinema, o nome de Quentin Tarantino é praticamente um sinônimo para produções sangrentas e caóticas - e da melhor forma possível. Ele fez sua estreia na direção em 1992, com o clássico Cães de Aluguel, que narra a violenta história de um assalto que deu errado. Anos depois, Tarantino voltaria a fazer história com títulos como Pulp Fiction, Kill Bill e Bastardos Inglórios, cujo lançamento está completando 14 anos hoje.
Com personagens memoráveis, elenco recheado de estrelas e fotografia impecável, o filme reimagina livremente a invasão da França pelas tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, acompanhando as histórias paralelas de um grupo de soldados judeus em uma missão suicida para matar o maior número de alemães possível, e de uma jovem francesa que planeja vingança após o assassinato de sua família.
Já assistiu? Se Quentin Tarantino encontrasse John Wick, o resultado seria ESTE ótimo filme brutal e assustadorEnredo à parte, Bastardos Inglórios poderia ter sido bem diferente da versão que conhecemos e amamos. Confira, a seguir, algumas curiosidades sobre um dos trabalhos mais memoráveis de Tarantino:
Inspirado em Os Doze Condenados
Entre as inspirações para o filme está o clássico brutal e selvagem Os Doze Condenados, que mostra um grupo de soldados em uma missão suicida para destruir um Quartel-General nazista às vésperas do Dia D. Além disso, o título Bastardos Inglórios (em inglês, Inglourious Basterds) foi baseado em O Expresso Blindado da S.S. Nazista (em inglês, The Inglorious Bastards).
Quase recebeu outro título
E por falar em título, o filme quase recebeu outro nome: Once Upon a Time in Nazi-Occupied France (Era Uma Vez na França Ocupada pelos Nazistas). No fim das contas, esse acabou sendo o nome do primeiro capítulo do longa e, dez anos depois, Tarantino lançaria Era Uma Vez em… Hollywood.
Melhor personagem de Tarantino
De acordo com o próprio diretor, o coronel nazista Hans Landa, interpretado por Christoph Waltz, é “o melhor personagem que já escrevi e, talvez, que escreverei um dia”. Quentin também revelou que estava prestes a abandonar o filme quando o ator apareceu e salvou o projeto.
Quase foi protagonizado por Adam Sandler
Ainda na categoria “personagens icônicos”, Sargento Donny, o Urso Judeu, quase foi interpretado por Adam Sandler. O ator foi convidado pelo próprio Tarantino e chegou a receber o roteiro do filme, mas teve que recusar o projeto porque já estava envolvido em Tá Rindo do Quê?, de Judd Apatow.
Daniel Brühl mentiu sobre suas habilidades no francês
Intérprete de Fredrick Zoller, Brühl disse a Quentin que era fluente em francês, mas, na verdade, chegou a misturar francês e espanhol enquanto repassava suas falas com o diretor - que, felizmente, nem percebeu. Quando recebeu a versão final e traduzida do roteiro, o ator conseguiu aperfeiçoar seu vocabulário e entregar uma performance marcante.
B.J. Novak saiu de The Office para gravar o filme
Se você é fã da versão norte-americana de The Office, deve se lembrar de que Ryan, vivido por B.J. Novak, ficou algum tempo fora da série sob a justificativa de que havia viajado para a Tailândia com os amigos. A verdade é que, na época, o ator estava gravando suas cenas para Bastardos Inglórios, onde interpretou o soldado Utivich.
Roteiro vazado
Algum tempo antes do lançamento, o roteiro do filme chegou a ser vazado na internet. Felizmente, isso não causou grandes impactos à produção - que foi um grande sucesso de bilheteria.
Filme-dentro-do-filme
Além de viver o Urso Judeu, Eli Roth também foi responsável por dirigir Orgulho da Nação, o curta-metragem protagonizado por Fredrick Zoller, de Daniel Brühl, e exibido dentro de Bastardos Inglórios.
Mélanie Laurent trabalhou em um cinema
Em sua preparação para interpretar Shosanna Dreyfus, Mélanie Laurent trabalhou como projecionista no New Beverly Cinema, propriedade de Tarantino. A atriz projetava desenhos animados e trailers antes dos filmes, e chegou a exibir Cães de Aluguel.
Tem Samuel L. Jackson - mas você não percebeu
A presença de Samuel L. Jackson pode ser difícil de notar - principalmente na versão dublada do filme: o astro narra a cena que conta a história de Hugo Stiglitz, interpretado por Til Schweiger.
Bastardos Inglórios está disponível no Globoplay, Prime Video, Star+ e na Netflix.