Quando Luke Skywalker (Mark Hamill) recebe o sabre de luz de seu pai como presente Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) em Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, a lâmina brilha em azul. Ele também ainda tem o sabre de luz azul em O Império Contra-Ataca, mas como é sabido, ele o perde lá. Para O Retorno de Jedi , o protagonista precisava de um novo. Embora Luke continue a empunhar uma espada azul em materiais promocionais, como pôsteres, no filme ele repentinamente e sem explicação tem uma sabre de luz verde.
A história por trás disso é lendária nos círculos de fãs de Star Wars. Na verdade, havia apenas sabres de luz azuis e vermelhos (para os Jedi e os Sith). No entanto, com o sabre de luz verde, George Lucas criou a ideia de cores individuais que tem sido parte permanente do cânone da saga desde então. Mas isso não importava para o inventor de Star Wars na época. Ele nunca se preocupou com o cânone, apenas com o estilo.
Azul com azul não combina!
Porque George Lucas realmente planejava dar a seu herói um sabre de luz azul novamente. Por isso também foi impresso em materiais promocionais. No entanto, durante a pós-produção da primeira grande sequência de ação envolvendo o resgate de Han Solo (Harrison Ford) e Leia (Carrie Fisher) das garras de Jabba, o Hutt, o sabre de luz azul provou ser um problema. Porque a cena de ação ocorre durante o dia, em parte sob o céu aberto e, claro, com o céu azul. Rapidamente ficou claro que o sabre de luz azul realmente não parecia bom contra um fundo de céu azul.
Então George Lucas decidiu apenas mudar a cor para verde. Ele disse que não pensou muito sobre isso. Segundo a lenda, ele até presumiu que poucas pessoas notariam e ninguém realmente pensaria nisso. Mas é claro que os fãs de Star Wars são rápidos em especular por que Luke agora tem um sabre de luz verde. Mais tarde, foi assim que toda a história surgiu em torno das cores individuais do sabre de luz. Mas por que Luke lutou com uma espada verde de Star Wars: Episódio VI nunca foi explicitamente respondido, até agora.
Resposta em quadrinhos: foi assim que Luke conseguiu o cristal verde
Em junho de 2023, a história em quadrinhos da Marvel Star Wars #35: In The Clutches Of Dr. Cuata apareceu. Na história pertencente à série de quadrinhos Quests Of The Force, Luke Skywalker conhece o estranho e obscuro cientista Dr. Cuata, que estuda os cristais que fazem os sabres de luz Jedi brilharem. Ele pede a Luke para "purificar" um cristal vermelho. É bem sabido que os cristais vermelhos não existem na natureza. Em vez disso, os Sith quebram os cristais dos Jedi, subjugando-os. Eles os "sangram", tornando-os vermelhos. Luke desejava desfazer isso.
Sem querer revelar muito da história que se passa entre Star Wars V e Star Wars VI, isso leva a visões com seu pai Darth Vader e seu mentor Yoda. Acima de tudo, Luke também ganha um cristal jovem de sua autoria – e aos poucos ele ganha a cor que Yoda também usa: verde. Está claramente implícito que é o cristal que Luke coloca em seu sabre de luz. Então agora está explicado por que ele está repentinamente em movimento com um sabre de luz verde em O Retorno de Jedi.
Em Star Wars: Episódio VIII Luke usa o sabre azul novamente na luta final
A cor do sabre de luz de Luke é um assunto regular de debate - mais recentemente, foi um grande tópico em Star Wars: Os Últimos Jedi. Lá, Luke Skywalker repentinamente empunha um sabre de luz azul novamente no confronto final com Kylo Ren (Adam Driver) – o que levou alguns fãs a acusarem o diretor Rian Johnson de cometer um grave erro. Na realidade, é uma das várias pistas inteligentes de que este não é realmente o verdadeiro Luke Skywalker, apenas uma projeção criada pela Força.
Porque neste momento Luke quer distrair e irritar Kylo Ren em particular – então ele usa vários meios que o incitam conscientemente. Luke parece um pouco mais jovem aqui - para parecer como Kylo se lembrava dele de sua última luta. E ele dá a impressão de estar usando o sabre de luz azul, porque isso aciona Kylo Ren em particular. Ele finalmente suspeita que Luke agora está com o sabre de luz de Darth Vader novamente. Como sabemos de um confronto com Rey (Daisy Ridley) que o encontrou, Kylo Ren se vê como seu legítimo dono. E então ele se enfurece ainda mais para pegar a espada...