A carreira de Johny Depp foi bastante afetada com o polêmico julgamento com sua ex-esposa, Amber Heard. Ele voltou à indústria com Jeanne du Barry, filme exibido neste ano durante o Festival de Cannes, mas desde então não apareceu em outros projetos. Não é a primeira vez que o astro favorito de Tim Burton enfrenta uma crise na carreira, o mesmo aconteceu com este filme de ficção científica que afundou seu diretor.
Wally Pfister se tornou um dos diretores de fotografia mais renomados da indústria cinematográfica, trabalhando em vários filmes de Christopher Nolan desde Amnésia (2000) a Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), mas foi com o seu trabalho em A Origem (2010) que ele recebeu um Oscar após três indicações. Essa experiência lhe deu confiança para migrar para a cadeira de diretor, sendo Transcendence - A Revolução (2014) sua estreia, mas o resultado não foi nem um pouco como ele esperava.
A história gira em torno do doutor Will Caster (Johnny Depp), o mais famoso pesquisador sobre inteligência artificial da atualidade. Ele está trabalhando na construção de uma máquina senciente. Um projeto controverso que fez Caster ganhar notoriedade, mas ao mesmo tempo o tornou o inimigo número um de extremistas contra o avanço da tecnologia que tentam detê-lo a todo custo. Determinado dia, ele convence sua esposa Evelyn (Rebecca Hall) e seu melhor amigo Max Waters (Paul Bettany) a testar sua nova invenção nele mesmo, o que o torna uma das mais terríveis ameaças à humanidade.
Transcendence foi um enorme fracasso e afundou carreira de Wally Pfister
Lançado em 2014 nos cinemas, Transcendence - A Revolução retrata um dos medos atuais, a inteligência artficial, que foi abordado em filmes recentes como Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1 e Agente Stone, mas foi um enorme fracasso.
O filme apresenta um elenco repleto de estrelas, incluindo Johnny Depp, Rebecca Hall, Morgan Freeman e Cillian Murphy. Transcendence não foi bem recebido pela crítica, contando com apenas 19% de aprovação no Rotten Tomatoes e 42/100 no Metacritic, e muito menos pelo público. Com orçamento de US$ 100 milhões, a produção arrecadou apenas US$ 103 milhões em bilheteria. Um desempenho totalmente frustrante...
Transcendence - A Revolução foi rapidamente esquecido e se tornou um dos piores filmes da carreira de Johnny Depp, que na época já era uma estrela de Hollywood por Edward Mãos de Tesoura, Piratas do Caribe e A Fantástica Fábrica de Chocolate. O fracasso do filme foi ainda mais traumatizante para Wally Pfister, que não faz um único filme há 10 anos desde sua decepcionante estreia em Transcendence. Ele apenas dirigiu quatro episódios de Flacked, da Netflix, e dois episódios de The Tick, do Prime Video.