Você com certeza se lembra da saga Harry Potter, estrelada por Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint. Harry, Ron e Hermione foram as estrelas de oito longas-metragens que permitiram que os espectadores os vissem crescer na tela dos 11 aos 12 anos de idade até os 22 e 23 anos. Mas cada um dos filmes contou com um ator cuja carreira foi interrompida. E seu nome é Harry Melling.
Seu nome pode não soar familiar se você não conhece Harry Potter por dentro e por fora, mas ele interpretou o primo estúpido e temperamental do jovem herói, Dudley Dursley, que morava no número 4 da Privet Drive.
Um personagem que era frequentemente malvado e ridicularizado, principalmente por causa de seu peso, Dudley ficou limitado a um único papel de ator, e Harry Melling decidiu que não faria carreira com isso.
O ator perdeu tanto peso entre os episódios 5 e 7 da saga - ele não esteve presente no filme 6 - que teve de usar próteses e um terno acolchoado em Relíquias da Morte Parte 1 para (mal) esconder sua nova aparência.
Entretanto, em suas próprias palavras, a perda de peso permitiu que ele "quase começasse do zero". Tendo passado por uma transformação física impressionante, era difícil reconhecer o Dudley de Harry Potter por trás desse "novo Melling".
No entanto, os anos após Harry Potter não foram fáceis. O ator levou cinco anos para conseguir um papel de destaque, em Z - A Cidade Perdida, de James Gray. Aparecendo na telinha em dois títulos de ficção científica bem conhecidos (His Dark Materials e War of the Worlds), ele assinou um contrato com a Netflix e passou a filmar extensivamente para a plataforma.
Ele pode ser visto no faroeste dos irmãos Coen, The Ballad of Buster Scruggs, e como cientista no filme de ação The Old Guard (2020), adaptado dos quadrinhos de mesmo nome. Mas dois títulos de 2020 são particularmente dignos de nota.
Em primeiro lugar, seu impressionante papel como o pastor em O Diabo de Cada Dia e, em segundo lugar, seu desempenho como o desdenhoso e amoroso jogador de xadrez e principal apoiador da heroína em O Gambito da Rainha.
Em seguida, ele se reuniu com Joel Coen (sem seu irmão) para interpretar o herdeiro do trono, Malcolm, em A Tragédia de Macbeth (Apple TV+), antes de retornar à Netflix como Edgar Allen Poe ao lado de Christian Bale (O Pálido Olho Azul).
Melling acabou de filmar Shoshana, um thriller que acompanha dois policiais britânicos em busca do combatente da liberdade sionista Avraham Stern, que está planejando expulsar as autoridades britânicas.
A próxima vítima de Barbie é Harry Potter: O recorde que Margot Robbie está prestes a tirar do bruxoÉ interessante acompanhar as escolhas de carreira de Melling e - é preciso dizer - mais interessantes no momento do que as de Rupert Grint (que está participando de Servant, mas está lutando para conseguir um papel principal desde o fim da série Snatch e Sick Note) ou Emma Watson - que colocou sua carreira em um "hiato permanente".
Quanto a Daniel Radcliffe, seus filmes são certamente surpreendentes e estranhos, mas nem sempre são lançados nos cinemas mundialmente, com exceção de Cidade Perdida (2022), no qual ele interpretou um vilão. Desde 2019, ele é o astro da série Miracle Workers, que atualmente é relativamente desconhecida no Brasil.
Não há dúvida de que Harry Melling, que já conquistou seus louros como bom ator em projetos de prestígio, agora está começando a assumir papéis de destaque, o que sugere que sua ascensão está apenas começando. Se ele tiver uma carreira sólida, será que conseguirá fazer um nome tão popular quanto o de Radcliffe? Fique ligado!