Minha conta
    Para ver hoje à noite: Um dos filmes anti-guerra mais impactantes com uma das melhores atuações de Tom Cruise
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora e Crítica
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Um filme biográfico ambicioso que segue ideologicamente Platoon e expõe os problemas dos Estados Unidos

    Fazer um filme de guerra, em teoria, tem que servir como um alerta para os horrores que ali se vivem. No entanto, a glória e o espetáculo cinematográfico às vezes jogam contra para que essa mensagem prevaleça. Talvez seja necessário ficar o mais longe possível do campo de batalha para que suas intenções sejam completamente inconfundíveis - algo que Oliver Stone aplicou com Nascido em 4 de Julho.

    Nascido em 4 de Julho
    Nascido em 4 de Julho
    Data de lançamento 16 de fevereiro de 1990 | 2h 25min
    Criador(es): Oliver Stone
    Com Tom Cruise, Raymond J. Barry, Caroline Kava
    Usuários
    4,1
    alugar ou comprar

    Tudo pela pátria

    O filme conta com Tom Cruise dedicado a trazer para a telona a inspiradora história real do patriota (desde o nascimento) Ron Kovic. Um norte-americano orgulhoso, o jovem Ron está disposto a dar tudo de si por seu país, então ele se voluntaria para a Guerra do Vietnã. Lá ele vive horrores de todos os tipos, acaba ferido e paralisado da cintura para baixo, cuidado nas piores condições e até desassistido financeiramente em seu retorno. Sua visão da guerra e de seu país mudará radicalmente, liderando um forte movimento de protesto.

    Ixtlan

    Stone, um veterano da mesma guerra, fez esforços titânicos para tentar retratar a futilidade da presença norte-americana no país asiático, denunciando não apenas a guerra como uma experiência desumana, mas também criticando a política externa de seu país. Depois do sangrento Platoon, o realizador volta à denúncia com uma cinebiografia tão ambiciosa quanto avassaladora.

    Nascido em 4 de Julho expõe e denuncia com toda a fúria possível, intercalando momentos apaixonados do melodrama com sequências que beiram o terror psicológico. O filme tenta manter um certo patriotismo em paralelo a uma frustração contra o governo norte-americano. Algo mais complexo de se conseguir do que uma clara mensagem contra a guerra (como um conceito mais universal).

    Algo que o filme consegue acertar em cheio é a bela fotografia do mestre Robert Richardson e por um Cruise que se dedica mais do que nunca a um papel. Uma de suas melhores atuações, onde faz de tudo para encarnar Kovic da forma mais respeitosa e admirável. Seu trabalho como ator consegue elevar ainda mais essa notável produção de quase duas horas e meia.

    Nascido em 4 de Julho está disponível no Star+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top