Desde que vendeu a Lucasfilm para a Disney, George Lucas se afastou da franquia Star Wars. Embora tenha tido somente um pequeno papel como consultor criativo em O Despertar da Força, ele teve uma participação um pouco maior em Han Solo: Uma História Star Wars durante o primeiro dia de trabalho de Ron Howard, cujo relacionamento com Lucas remonta a mais de 50 anos. Mas o ex ator-mirim que virou diretor não foi a escolha original para dirigi-lo.
A força estará com você, sempre
Quando Christopher Miller deixou o projeto devido a divergências criativas, Howard assumiu com o apoio e bênção de George Lucas, disse ele à Entertainment Weekly.
Ele veio me visitar no primeiro dia em que comecei a filmar. George e sua esposa, Melody, vieram fazer uma visitinha. Isso me fez sentir muito bem. Ele me disse para apenas confiar em meus instintos, sabe? Eu sei que ele basicamente sente que esses filmes são para crianças de 12 anos em primeiro lugar, e mesmo assim ele sabe que cresceram muito além disso, e os fãs cresceram com a franquia de uma maneira ótima e importante.
O que não se esperava é que Lucas chegasse a “dirigir” uma cena do filme, como revelou a produtora Kathleen Kennedy na mesma entrevista. “Ele pretendia apenas parar e dizer oi, e ficou por cinco horas. Há até um pequeno momento em uma cena que, não sei dizer qual, desculpe, mas na cena da Millennium Falcon em que George disse: 'Por que Han simplesmente não faz isso?' Na verdade, é um momento engraçado, uma pequena piada. E acabou que Ron estava parado ao lado do monitor e não dentro do Falcon e disse: 'Oh, que ótima ideia', e ele correu e disse: 'George quer que façamos isso'. Isso foi ótimo! Acho que George se sentiu muito bem com isso. Ele poderia revisitar esses personagens, e acho que ele se sentiu tão confortável, obviamente com a presença de Ron, que foi divertido para ele”.
A cena em questão é quando Han (Alden Ehrenreich) e Qi'Ra (Emilia Clarke) estão dentro da Millennium Falcon, quando Solo tirou a capa de Qi'Ra e depois a pendurou, como Howard apontou na Variety:
"George disse: 'Han não se incomodaria em pendurá-la', e então meio que seguiu o exemplo. George se tornou Han Solo por um momento. A linguagem corporal estava lá e a atitude, mas também um lembrete de que George criou o personagem e que ele realmente o entendia. Ele estava muito relutante em dar sua opinião, mas sua ideia era tão certa que era divertido de usar."
Han Solo: Uma História Star Wars está disponível no Disney+.