Após The Last of Us, Mortal Kombat, Sonic e Warcraft, agora é a vez de prestigiarmos a adaptação de mais um famoso videogame: Gran Turismo. Iniciada em 1997, a saga de jogos de corrida arrasta uma legião de fãs - que deve aumentar ainda mais agora, com o lançamento de Gran Turismo - De Jogador a Corredor. No Brasil, o longa-metragem chega em 24 de agosto e, para aumentar ainda mais a expectativa pelo filme, saiba que ele é baseado em uma história real cheia de reviravoltas.
Apesar do título, o filme de Gran Turismo não segue o enredo dos jogos. Na verdade, a produção acompanha a vida de alguém diretamente ligado à franquia: Jann Mardenborough. Graças à sua paixão pelos jogos, Jann (interpretado por Archie Madekwe) desenvolveu suas habilidades tão perfeitamente que acabou indo, de fato, parar nas pistas de corrida.
Seus talentos o levaram até a PlayStation GT Academy, fundada pela Nissan e pela Sony Interactive Entertainment, focada em trazer os melhores jogadores para disputas no mundo real. Lá, Mardenborough se saiu tão bem que conseguiu se juntar à equipe.
Rapidamente, Jann começou uma carreira sólida na Fórmula 1, conquistando uma série de prêmios. Em uma entrevista para o The Guardian, o corredor chegou a falar sobre a satisfação em “dirigir carros que, provavelmente, jamais dirigiria."
De certa forma, estou vivendo meu sonho de infância, então é muito realizador que os jogos tenham me permitido fazer isso.
Porém, o destino tinha planos imprevisíveis para o futuro. Em 2015, durante uma de suas corridas, Jann perdeu o controle do veículo e acabou saindo da pista, atingindo um espectador e ferindo outros no caminho. Mardenborough não se machucou, e segue nas pistas até hoje.
Além de Madekwe no papel principal, o longa-metragem também reúne nomes como Orlando Bloom, David Harbour, Darren Barnet e Djimon Hounsou no que, de acordo com a crítica, promete ser um dos filmes mais épicos do ano.
Gran Turismo - De Jogador a Corredor chega aos cinemas brasileiros em 24 de agosto.