Um evento terrível levou não apenas aos filmes mais sombrios de Steven Spielberg, mas também a mudanças substanciais na indústria de Hollywood. Estamos falando de No Limite da Realidade, o projeto em que o diretor recuperou uma de suas franquias favoritas de infância e a homenageou junto com os diretores Joe Dante, George Miller e John Landis. Cada diretor dirigiria uma curta história de terror, fantasia e/ou ficção científica, inspirada principalmente na série antológica dos anos 1950, que seria reunida em um único filme.
Foi no set do segmento de John Landis que ocorreu uma grande tragédia. Em 23 de julho de 1982, no bairro de Valencia, na Califórnia, onde tentou recriar a Guerra do Vietnã, foi filmada uma cena que incluía um soldado protegendo duas crianças. Três atores foram utilizados — as duas crianças foram trazidas sem permissão e violando as leis de trabalho infantil — e um helicóptero que teve que voar baixo o suficiente para ficar bem na tela. Mas as medidas de segurança necessárias não foram tomadas, e o helicóptero teve uma falha no motor, provocando a quebra de peças e perda de controle.
IMPACTO EM SPIELBERG
As hélices do helicóptero decapitaram o ator adulto e uma das crianças, enquanto a outra acabou esmagada por um pedaço do veículo. Todos os três morreram instantaneamente. O acidente foi tremendamente coberto pela mídia, já que mais tarde ele teve um julgamento por possível homicídio do qual Landis e sua equipe foram finalmente absolvidos.
O acidente teve um forte impacto em Hollywood, que passou a apertar as condições de segurança para as filmagens, e em Steven Spielberg, que estava produzindo o filme e rompeu sua amizade com Landis desde então.
Steven quase não dirigiu sua própria parte do filme, já que "não estava mais com disposição para isso", de acordo com seu assistente de direção em sua biografia. Ele acabou terminando, mas seus filmes subsequentes acabaram indo em uma direção mais sombria. Estes foram Indiana Jones e o Templo da Perdição e Gremlins — este último como produtor.
OS FILMES AFETADOS
A sequência de Indiana Jones originalmente se chamaria "Indiana Jones e o Templo da Morte", mas foi descartada por ser muito deprimente. A filmagem teve complicações com as permissões negadas para filmar na Índia, e Spielberg queria que a experiência fosse "catártica" o suficiente para deixar de lado a experiência amarga. O resultado foi um filme carregado de "imagens truculentas e perturbadoras" que causaram susto em algumas exibições: "Todo mundo ficou horrorizado".
Associações e críticos denunciaram que Spielberg havia quebrado a confiança do público quando se tratava de entretenimento familiar. Como se não bastasse, havia Gremlins, cuja promoção prometia uma fantasia de natal infantil, mas estava carregada de elementos aterrorizantes que alguns consideravam fortes demais para os pequenos.