É comum ver produções antigas tomando conversas anos depois de seus respectivos lançamentos, ainda mais quando se mostram relevantes para o cinema e para a sociedade. Além de Irmã do Pecado que vem tomado as redes sociais de maneira intensa, mesmo sete anos após o lançamento, o documentário Juízo também tem ganhado a atenção de muitos internautas ao longo dos últimos meses.
Eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema como 67º melhor documentário brasileiro de todos os tempos, o longa-metragem acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei, entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico e homicídio. Com sequências filmadas em audiências reais e durante visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos menores infratores, as imagens revelam as consequências de uma sociedade que manda os filhos ter "juízo", mas não o pratica.
Esta ficção científica está fazendo sucesso na Netflix: Uma distopia crua e sombria que tem chocado o públicoLançado em março de 2008, o documentário brasileiro de 90 minutos foi dirigido por Maria Augusta Ramos, cineasta conhecida por O Processo, Justiça e Seca. O projeto ficou conhecido por, além do tema forte e impactante, oferecer grandes dificuldades aos realizadores para a sua confecção. Hoje, Juízo pode ser assistido na Netflix.
"Os documentários brasileiros têm sido muito importantes no sentido de retratar a realidade brasileira. Tem sido produzidos bons filmes e estamos desenvolvendo uma tradição. "Juízo" é o filho de "Justiça", um documentário anterior a 2004", disse a diretora em entrevista com o UOL realizada em 2008. "Depois deste que resolvi fazer "Juízo" que retrata os menores infratores na Justiça. Em vez de filmá-los de costas ou fora de foco resolvi substituí-los por adolescentes jovens que vivem situações similares ou praticamente iguais a estes jovens infratores. Eles sentem que poderiam estarem nas mesmas situações que eles."
Festival de Gramado 2023 tem filme que pode levar Brasil ao Oscar e primeira estreia de série; confira a lista completaAbaixo, confira o elenco de acordo com os créditos da produção:
Juízes: Luciana Fiala de Siqueira Carvalho e Guaraci de Campos Vianna.
Promotores: Renato Lisboa, Alexandra Carvalho Pires e Eliane de Lima Pereira.
Defensores: Tadeu Valverde e Patrícia Vilela.
Adolescentes: Alessandro Jardim, Daniele Almeida, Guilherme de Carvalho, Isabela Cristina Durães, Karina Lopes, Marco Aurélio Sant'ana, Wilson dos Santos, Ighor dos Santos Villela e Maicon da Silva Singh.
Atualmente, Juízo está disponível no catálogo da Netflix.