Desde que surgiu em Um Maluco no Pedaço, na década de 1990, Will Smith lutou para se tornar uma estrela de Hollywood. Alguns anos mais tarde, ele ascenderia ao primeiro escalão da indústria com papéis em Independence Day e Homens de Preto - mas quase colocou tudo a perder ao se envolver na polêmica com Chris Rock no Oscar. Desta forma, após a controvérsia, o astro tentou retomar a carreira com Emancipation - Uma História de Liberdade.
O filme dirigido por Antoine Fuqua começou a ser rodado no fim de 2020, anteriormente à famigerada agressão ocorrida na premiação. Recentemente, Will visitou o Reality Check, programa de Kevin Hart, e falou sobre seu personagem na obra - segundo ele, um dos maiores desafios que já teve como ator.
“Fui longe demais em Emancipation. Só de falar nisso começo a chorar. Eu queria sentir a degradação da escravidão e fui longe demais. Aquele nível de brutalidade humana”, colocou Smith.
Na trama, acompanhamos a história real de “Whipped Peter”, um homem escravizado que arriscou a vida para voltar para sua família. Durante o enredo, Peter inicia uma jornada que o leva à situações perigosas, conhecendo figuras que marcam sua vida - tanto positivamente quanto negativamente.
“Eu estava com correntes no pescoço e estávamos trabalhando. Eu queria o peso real delas. Eu queria correntes de verdade. Eles a colocaram no meu pescoço e estavam ajustando o tamanho, e o mestre adereços foi colocar a chave e não funcionou. Eu estava hiperventilando. Eles correram e conseguiram tirar o objeto de mim. E eu pensei: 'Peter, meu personagem, ninguém estava correndo para resgatá-lo’”, completou o ator.
Will Smith quase recusou papel em seu melhor filme de ficção científica: Steven Spielberg foi LONGE para convencer atorNo fim das contas, apesar do grande esforço de Will, Emancipation acabou não tendo uma performance muito boa junto à crítica especializada, recebendo apenas 45% de aprovação no Rotten Tomatoes. Para os próximos anos, o astro tem planejado projetos como Brilliance, Bright 2, Eu Sou a Lenda 2 e Bad Boys 4.