Em Oppenheimer, que marca sua sexta colaboração com Christopher Nolan, o ator irlandês Cillian Murphy assume o papel do físico que criou a bomba atômica. Um marco em uma carreira nas telas que começou há um quarto de século.
Mas será que você realmente sabe tudo sobre o homem que é mundialmente famoso por seu papel como Thomas Shelby na série Peaky Blinders?
Desde seu início em uma banda de rock até seu papel em frente à câmera de um diretor francês e seu encontro fracassado com o Batman, aqui estão 5 coisas surpreendentes sobre Cillian Murphy.
ELE QUASE INTERPRETOU O BATMAN
Depois de chamar a atenção do público com o filme Extermínio, de Danny Boyle, Cillian Murphy foi escalado para interpretar o Doutor Jonathan Crane, também conhecido como Espantalho, em Batman Begins. Mas você sabia que, antes de interpretar o inimigo do super-herói, o ator foi abordado para interpretar o próprio Batman?
De fato, Cillian Murphy fez um teste para o papel principal em Batman Begins, adotando um sotaque americano para a ocasião. No final, ele não chegou a vestir o traje do Batman, pois esse privilégio ficou com Christian Bale, mas suas tentativas foram tão boas que o diretor Christopher Nolan ficou impressionado e insistiu para que ele aparecesse nos créditos de qualquer maneira. Então, podemos vê-lo como o Espantalho, um papel repetido em O Cavaleiro das Trevas e O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
ELE TOCOU EM UMA BANDA DE ROCK
No início de sua carreira, com apenas 20 anos, Cillian Murphy formou uma banda de rock com seu irmão chamada Sons of Mister Green Genes, na qual cantava e tocava guitarra.
O irlandês, compositor de sua banda, poderia realmente ter feito seu nome no mercado musical, pois uma gravadora ofereceu ao grupo um contrato de cinco álbuns, mas eles recusaram a oferta.
Abaixo, um Cillian Murphy muito jovem descreve a música do Sons of Misters Green Genes.
ELE GANHOU A PALMA DE OURO
Em 2006, Cillian Murphy interpretou o papel principal no longa-metragem de Ken Loach, Ventos da Liberdade, que leva os espectadores à Irlanda de 1920. A história é sobre camponeses que se unem para formar um exército de voluntários contra os temidos Black and Tans, tropas inglesas enviadas em barcos para reprimir o desejo de independência do povo irlandês.
Ventos da Liberdade, um grande sucesso de bilheteria na Irlanda, ganhou a Palma de Ouro em Cannes, concedida "por unanimidade", nas palavras do presidente do júri, Wong Kar-Wai. Vale a pena observar que Cillian Murphy fez o teste nada menos que... seis vezes!
Elenco de Oppenheimer tem VÁRIAS ex-estrelas mirins: Personagens icônicos da sua infância estão na equipe da bomba atômica e você nem percebeuELE INTERROMPEU SUA DIETA VEGETARIANA PARA UM DE SEUS MAIORES PAPÉIS
Durante muitos anos, Cillian Murphy foi vegetariano. "Fui vegetariano por quinze anos", disse o ator ao site Mr Porter. "Mas nunca foi uma decisão moral. Eu estava mais preocupado em contrair a doença da vaca louca".
Depois de interpretar um açougueiro no longa-metragem Moça com Brinco de Pérola, estrelado por Scarlett Johansson e Colin Firth, papel para o qual teve que aprender a cortar carne, Cillian Murphy pôs fim à sua dieta para estrelar uma série. E que série é essa? Peaky Blinders!
"Nas primeiras temporadas de Peaky Blinders, eles estavam preocupados com o fato de eu não parecer um irlandês magro", disse ele ao Mr Porter. "Meu treinador então me aconselhou a comer carne".
ELE ATUOU PARA UM DIRETOR FRANCÊS
Você sabia que Cillian Murphy já atuou sob a direção de um diretor francês? Em 2019, o ator irlandês está sendo dirigido por Luc Besson no thriller de ação Anna - O Perigo Tem Nome.
No filme, ele interpreta Lenny Miller, um agente da CIA que tenta solucionar o assassinato de cinco membros da agência e que logo cruza o caminho de uma mulher misteriosa, interpretada na tela por Sasha Luss.
Anna não é a única ligação de Cillian Murphy com a França. O ator irlandês fala francês brevemente na sexta e última temporada de Peaky Blinders. E se ele o faz perfeitamente bem na série, provavelmente é porque sua mãe é professora de francês!
"Meu francês era muito, muito bom quando eu tinha cerca de 20 anos, e depois parei de falar completamente, o que foi uma decisão estúpida", disse ele em 2022 em uma entrevista ao Deadline.
"Enviei os roteiros de Peaky Blinders para minha mãe, e ela os enviou de volta para mim e fizemos com que a parte em que eu falo francês soasse o mais coloquial possível".