Quando Christopher Nolan estava recrutando atores para o elenco de O Cavaleiro das Trevas, a sequência do primeiro filme de sua trilogia de Batman, e considerou Matt Damon para o papel de Harvey Dent, o vilão Duas-Caras.
O longa-metragem, que rendeu a Heath Ledger um Oscar póstumo por sua interpretação do Coringa, tornou-se o primeiro filme de super-herói a superar 1 bilhão de dólares nas bilheterias globais. Matt Damon não sabia disso na época, mas sua recusa em interpretar o vilão da DC foi devido a problemas de agendamento. Assim, Aaron Eckhart finalmente interpretou Harvey Dent.
"Bem, O Cavaleiro das Trevas foi um pequeno papel que me foi oferecido… Não era de Heath ou Christian… Havia outro grande filme, um papel importante que eu estava interpretando e pensei: 'Bem, eu posso interpretar Harvey Dent, é isso. Um papel relativamente pequeno, mas estou priorizando essa outra coisa'", explicou Damon no podcast Happy Sad Confused, em 2021.
Como ele acrescentou: "Nesse ponto, acidentalmente ultrapassei o maior pagamento da história do cinema, então nunca poderia ter pior desempenho financeiro, nunca poderia cometer um erro financeiro pior."
Nestas últimas observações, Damon brinca sobre Avatar. O ator poderia ter dado vida a Jake Sully, protagonista da saga, mas disse que não. Sam Worthington assumiu o papel e o filme é a maior bilheteria da história do cinema. Enquanto isso, sua sequência, Avatar: O Caminho da Água, é o terceiro filme mais lucrativo de todos os tempos.