O cinema brasileiro é um mercado rico quando se fala em diversidade de assuntos e cultura. Os documentários são um tipo de conteúdo que, muitas vezes, ficam em segundo plano, porém guardam preciosas informações sobre a história de lugares, personalidades e acontecimentos históricos. É o caso do documentário nacional de 1989 de Jorge Furtado, Ilha das Flores, que foi eleito o melhor curta brasileiro pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) em 2019.
O curta está na programação do Telecine Cult deste dia 7 de agosto, em celebração ao Dia Nacional do Documentário Brasileiro. A partir das 14h35, o canal vai homenagear as produções nacionais exibindo quatro títulos em sua programação. Vale lembrar que todos os curtas estão disponíveis no canal do Telecine, dentro do Globoplay, que conta com uma seleção exclusiva de filmes e documentários nacionais, além do Telecine por assinatura via operadoras de tv por assinatura ou pelo Prime Video Channels. Confira abaixo a programação do Telecine Cult e documentários selecionados!
My Name Is Now, Elza Soares
Elza Soares foi uma das grandes potências da música brasileira. Sua vida foi marcada por muitos percalços, desafios e superações. O documentário apresenta ao espectador a complexidade de Elza enquanto artista e indivíduo através de performances e depoimentos da própria. Elizabete Martins Campos, diretora do curta, mistura imagens de arquivo da cantora com takes próprios para construir a narrativa de My Name Is Now, Elza Soares. O documentário será exibido no Telecine Cult às 14h35.
Cabra Marcado Para Morrer
Construído em duas linhas do tempo e abordando um tema complexo e muito importante, o documentário de Eduardo Coutinho teve início em 1960 e, inicialmente, o propósito era contar a história de João Pedro Teixeira, líder camponês assassinado por ordem de latifundiários do Nordeste. Porém o curta teve suas gravações interrompidas pelo golpe militar de 1964 e dezessete anos depois, retoma a história a partir da perspectiva da viúva do personagem e seus dez filhos. Cabra Marcado Para Morrer está na programação do Telecine Cult às 15h55.
Ilha Das Flores
Premiado no Festival de Berlim com o Urso de Prata de Melhor Curta-Metragem, nesta película Jorge Furtado instiga o público a se atentar sobre seus hábitos de consumo. Apresentando o ciclo de vida de um tomate, desde a colheita até o descarte no lixão da Ilha das Flores, em Porto Alegre, local em que as pessoas procuram por alimentos. O documentário Ilha das Flores vai ao ar às 18h.
Edifício Master
Outro destaque de Eduardo Coutinho acompanha o cotidiano de um famoso prédio de Copacabana, bairro nobre da cidade do Rio de Janeiro. A obra de 2002 apresenta o Edifício Master, condomínio com 270 apartamentos divididos em 12 andares e retrata a vida urbana dos moradores do imóvel. O documentário Edifício Master encerra a programação especial do Telecine Cult às 18h20.