Hannibal Lecter é um dos mais famosos assassinos em série da história do cinema, mas foram necessárias duas tentativas para que ele alcançasse a fama. Seu primeiro filme, Caçador de Assassinos, recebeu muito pouca atenção. Hoje você pode assistir à obra-prima do diretor de Fogo contra Fogo, Michael Mann, no streaming Looke. Vale a pena justamente porque ele dispensa a representação explícita da violência de outros filmes de serial killers.
Caçador de Assassinos é baseado no primeiro romance de Hannibal Lecter, de Thomas Harris
Quando Caçador de Assassinos foi lançado em 1986, Hannibal Lecter era pouco mais do que um personagem secundário em um romance de serial killer. A história é centrada no torturado perfilador do FBI Will Graham (William Petersen, de CSI), que persegue o assassino de duas famílias. Uma de suas paradas é o psiquiatra forense preso Hannibal Lecter, ou "Lecktor" na época (Brian Cox, de Succession), a quem ele pede conselhos.
Ele, no entanto, joga seu próprio jogo. Em paralelo, é contada a história do serial killer Francis Dollarhyde (Tom Noonan), que se aproxima de uma colega (Joan Allen).
O terceiro longa-metragem de Michael Mann decepcionou nas bilheterias. Dois anos depois, Thomas Harris publicou seu romance O Silêncio dos Inocentes. A adaptação cinematográfica de Jonathan Demme rendeu a Anthony Hopkins um Oscar e, a partir de então, ele se tornou o ator definitivo de Hannibal Lecter. Isso, por sua vez, levou ao decepcionante remake do primeiro romance em 2002.
Por que o remake decepcionou tanto - e o filme de Michael Mann é um clássico cult hoje
Dragão Vermelho estava repleto de estrelas, mas o filme do assassino em série não tinha o clima sombrio de O Silêncio dos Inocentes e a confiança estilística de Caçador de Assassinos.
O filme de Michael Mann ainda hoje nos cativa com seu expressivo esquema de cores, que mergulha as figuras no mais profundo azul noturno, vermelho ou, no caso da prisão de Lecter, em um branco deslumbrantemente puro. Isso dá ao filme uma aparência irrealista, quase de conto de fadas.
Caçador de Assassinos, portanto, parece uma viagem hipnótica à consciência de Will Graham, que, por sua vez, assimila cada vez mais o mundo imaginário do assassino. Quando a violência real invade a imaginação de Will, ela o atinge com ainda mais força.
Foi somente em 2013 que um remake digno de Dragão Vermelho foi lançado. A série Hannibal, com Hugh Dancy e Mads Mikkelsen, encontrou seu próprio imaginário alienante em três temporadas para retratar a jornada para a escuridão. 37 anos depois, ainda vale a pena revisitar a primeira aparição de Hannibal nas telas. Atualmente, ele é considerado um dos melhores representantes de seu gênero.