Judi Dench, atriz vencedora do Oscar por Shakespeare Apaixonado (1998), foi diagnosticada em 2012 com uma condição ocular relacionada à idade, chamada degeneração macular, e revelou recentemente como a perda de visão está afetando seu trabalho em Hollywood – pois não consegue mais enxergar nos sets de filmagem.
Em entrevista ao Sunday Mirror, a atriz de 88 anos afirmou que quer continuar trabalhando o "tanto quanto puder", mesmo com as dificuldades em aprender suas falas. "Eu não consigo mais enxergar em sets de filmagem. E eu não consigo enxergar para ler. Então não consigo enxergar muito. Mas, você sabe, você lida com isso. Continua. É difícil pra mim se eu tenho algum papel longo. Eu ainda não encontrei um caminho. Porque tenho tantos amigos que vão me ensinar o roteiro. Mas eu tenho uma memória fotográfica".
Judi Dench também revelou sua experiência com a perda da visão. "É o choque mais terrível para o sistema. Horrível. É terrível ser tão dependente das pessoas".
Em um papo em 2021 com a Vision Foundation, uma instituição de caridade para perda de visão de Londres, ela revelou que pede ajuda de seus amigos íntimos para memorizar novos roteiros. Você encontra uma maneira de contornar e superar as coisas que acha muito difíceis. Eu tive que encontrar outra maneira de aprender falas e coisas, que é fazer com que grandes amigos meus as repitam para mim indefinidamente. Portanto, tenho que aprender por meio da repetição e só espero que as pessoas não percebam muito se todas as falas forem completamente inúteis!", explicou a atriz na época.
Judi Dench é bastante lembrada pelo papel de M na franquia 007 e venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante por Shakespeare Apaixonado (1998). Ela também foi indicada por Sua Majestade, Mrs. Brown (1997), Chocolate (2000), Iris (2001), Sra. Henderson Apresenta (2005), Notas Sobre um Escândalo (2006), Philomena (2013) e Belfast (2021).